Mudanças de humor, tristeza, ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, perda de interesse, solidão, sofrimento emocional, automutilação, choro excessivo, irritabilidade e isolamento social. Esses são alguns dos sintomas de quem sofre de transtornos mentais e comportamentais.
Uma das melhores formas de prevenir doenças mentais no trabalho é contar com o apoio de uma equipe especializada. Essa equipe médica terá a capacidade de identificar e encaminhar pacientes com doenças mentais para os tratamentos corretos precocemente.
As causas para essas enfermidades podem ser inúmeras: Cobranças excessivas, assédio moral, acúmulo de trabalho, falta de reconhecimento profissional, metas inatingíveis, jornadas extenuantes, falta de segurança no trabalho, ameaça constante de demissão e baixa remuneração, por exemplo.
Entre as profissões listadas em estudos feitos pela revista estadunidense Health e dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, estão:
Atualmente, considera-se que a doença mental é causada por uma interação complexa de fatores, incluindo fatores:
As doenças mentais são condições de anormalidade ou comprometimento de ordem psicológica, mental ou cognitiva. Há diversos fatores que explicam os transtornos psiquiátricos, como genética, problemas bioquímicos, como hormônios ou substâncias tóxicas, e até mesmo o estilo de vida.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. Até 2020, esta será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da Organização Mundial da Saúde.