Uma dívida prescreve quando a pessoa deixa de pagar o débito e seu nome entra na dívida ativa. Ao acontecer isso o governo tem cinco anos para emitir cobranças, após isso a dívida prescreve e o motorista não deve ser mais cobrado judicialmente.
No entanto, é de se alertar que com certa frequência os contribuintes são notificados para efetuar o pagamento de dívidas de IPVA prescritas, isto é, dívidas inexigíveis judicialmente, em virtude do transcurso de longo lapso temporal entre o vencimento do tributo e sua exigência pela Fazenda Estadual.
Quem não pagou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano no prazo pode pedir o parcelamento da dívida pela internet. É possível dividir em até 12 vezes, e, caso a pessoa queira quitar, a opção também está disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda.
Quem quiser pagar o IPVA parcelado vai precisar ir até um banco conveniado e apresentar o número da placa do carro e o RENAVAM 2021. Já quem vai fazer o pagamento à vista, precisa emitir a guia no site do DETRAN IPVA 2021 do seu Estado.
Como pagar o IPVA com cartão de crédito? Basta acessar o site de uma das quatro empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento que oferecem esse serviço. São elas: Vamos Parcelar, Pinpag, Taki e Parcele na Hora.
Sim, as empresas podem cobrar taxas pelo pagamento do IPVA por cartão de crédito. Por isso, é de extrema importância, que o proprietário do veículo pesquise e compare qual é a melhor opção para ele.