Se o valor-p for menor que 0.
Quando esse valor está abaixo do nível de significância, geralmente 0.
A hipótese nula afirma que um parâmetro da população (como a média, o desvio padrão, e assim por diante) é igual a um valor hipotético. A hipótese nula é, muitas vezes, uma alegação inicial baseado em análises anteriores ou conhecimentos especializados.
Rejeitar H0 quando o p-valor é menor que 0,05 (α = 0,05) significa que, para os casos em que H0 é realmente verdade, não queremos rejeitá-la de forma incorreta mais de 5% das vezes. Assim, quando se utiliza um nível de significância de 5%, há cerca de 5% chance de fazer um erro tipo 1 se H0 é verdadeira.
Sabemos que a média amostral pode assumir muitos valores distintos, sendo assim podemos supor critérios para se rejeitar ou não rejeitar a hipótese nula, do tipo, se a média estiver entre 58.
Um teste unilateral pode ser esquerdo (como no exemplo em foco) ou direito, se a hipótese nula fosse H1: μ > 120. Se a hipótese nula fosse H1: μ ≠ 120, o teste seria bilateral.
Estatística de teste. et. valor observado da estatística de teste calculada a partir de sua amostra....
Para o cálculo do p-valor do teste quiquadrado, usa-se a fórmula CHISQ. TEST (em português, TESTE. QUIQUA), informando como parâmetros os valores observados, e depois os valores esperados. Já para calcular a estatística de teste quiquadrado, usa-se a fórmula CHIST.