O grau GL corresponde a graus Gay-Lussac, que indicam a quantidade a um litro de álcool puro (etanol) presente em cada 100 partes da solução. Por exemplo, nesse caso de 96°GL significa que em cada 100 mL, temos 96 mL de álcool e 4 mL de água. Assim, esse valor é uma porcentagem em volume (96%v/v e 77%v/v).
Quando se utiliza o álcool 96% para desinfecção, ocorre uma coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula e, portanto, não matando o micróbio. Essa atuação ineficaz ocorre devido à rápida volatilização do etanol nessa concentração.
“O etanol presente em combustíveis, cosméticos, antissépticos não é alimento nem bebida, não possui boas normas de fabricação para ingestão humana. Ele não deve ser utilizado de forma inadequada. A concentração do etanol no sangue pode ser fatal”, alerta Flávia Lopes.
Famosa no mercado norte americano desde os anos 1980, a sigla GLI vai ser usada pela primeira vez num modelo vendido no Brasil como versão esportiva (que significa Gran Luxury Injection). Geralmente esta sigla é destinada a sedãs com alma e coração esportivos, então nada mais justo do que o colocar neste sedã.
GL - É a abreviação para Good luck, que significa boa sorte. HF - É a abreviação para Have fun, que significa divirta-se.
Já o etanol hidratado (etanol com cerca de 5% de água), é utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas e como combustível de veículos.
A produção brasileira de etanol, conforme apresentado no Gráfico 1, concentra-se nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que produzem 60% e 29% do total de biodiesel, respectivamente.