Devemos utilizar o adjetivo beneficente quando nos referimos a alguma coisa ou alguém que pratica caridade e ajuda quem precisa, ou seja, que faz beneficência. É uma palavra muito utilizada para indicar eventos organizados com o intuito de arrecadar dinheiro para ações de caridade.
Por quê? Beneficente tem sua origem na palavra em latim beneficente, sendo assim escrita com a sílaba cen e não cien: be-ne-fi-CEN-te.
substantivo feminino Ação de quem faz o bem; comportamento da pessoa que busca ajudar ou fazer bem ao próximo; bondade: dinheiro destinado à beneficência. Ato de beneficiar outrem; filantropia: obras de beneficência. ... Etimologia (origem da palavra beneficência).
A beneficência significa fazer o bem para o paciente, enquanto que na não maleficência, o profissional de saúde tem o dever de não causar mal e/ou danos ao paciente. O princípio da justiça se refere à igualdade de tratamento, oferecendo a cada pessoa o que lhe é devido, segundo suas necessidades( 8 - 9 ).
Como o princípio da beneficência proíbe infligir dano deliberado, esse fato é destacado pelo princípio da não-maleficência. Esse, estabelece que a ação do médico sempre deve causar o menor prejuízo ou agravos à saúde do paciente (ação que não faz o mal).