O exantema, conhecido também como cutâneo, é caracterizado pela presença de manchas vermelhas na pele que podem ser de vários tipos, dependendo do tamanho e formato das lesões.
As pústulas são pequenas "bolhinhas" com pus (aquele líquido cremoso, de cor amarelada) no interior, que podem aparecer na pele. São frágeis e podem romper com o atrito ou pressão, liberando esse material purulento e, por vezes, sangue.
substantivo feminino Pequena elevação vermelha da pele, circunscrita e mais ou menos endurecida, que, às vezes, desaparece em pouco tempo.
Comedogênese ou hiperqueratinização folicular: Processo em que se formam as lesões chamadas de microcomedões e comedões, popularmente denominadas de cravos. Nesse processo, ocorre a descamação de células queratinizadas que se acumulam nos folículos, formando uma espécie de tampão.
Acne grau I – Acne Comedogênica. O objetivo é diminuir a formação dos comedões. O tratamento pode ser feito com retinoides tópicos como o Tazaroteno, Adapaleno ou Ácido retinoico. Também podem ser usados sabonetes a base de ácido salicílico e ácido azelaico.
Erupção acneiforme associada aos efeitos da radiação UV, caracterizada por pápulas levemente avermelhadas ceratóticas, pequenas e abauladas na pele exposta ao sol (Braun-Falco 3º ed.).
De causa etiológica multifatorial a acne é uma afecção dermatológica que provoca alterações físicas e emocionais nos indivíduos acometidos em consequencia do aspecto inestético que a pele passa apresentar em virtude da formação de comedões, papulas, cisto, nódulos e pústulas que tendem a gerar cicatrizes escavadas, ...
Para tratar as manchas escuras e cicatrizes podem ser necessário uso de cremes clareadores ,peeling ou laser ablativo e o microagulhamento. Que bom que existem muitos tipos de procedimentos que podem ser indicados dependendo do tipo de pele e das cicatrizes que ficaram. .
A acne medicamentosa é aquela que surge como consequência do uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, suplementação prolongada ou excessiva de vitamina B, tratamentos hormonais ou com cortisona.
- Acne pápulo-pustulosa: apresenta cravos e espinhas avermelhadas, inflamadas, dolorosas e, muitas vezes, com pus. São recomendados ativos com efeito anti-inflamatório, como o peróxido de benzoila e o ácido salicílico para o tratamento.
Os antibióticos mais usados são as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídios (azitromicina e eritromicina). Até há alguns anos, a tetraciclina era o antibiótico por via oral mais usado pelos dermatologistas, devido ao seu custo baixo e boa eficácia.
Adultos e crianças acima de 12 anos: Para o tratamento da acne vulgar, a azitromicina deve ser administrada de forma intermitente em três ciclos de 500 mg/dia: primeiro ciclo de um comprimido ao dia por três dias e sete dias de intervalo; segundo ciclo de um comprimido ao dia por três dias com sete dias de intervalo; e ...
Os medicamentos eficazes que podem ser usados para tratar a acne são: