Primeiro você deve conferir quantos slots seu computador possui. Eles se encontram na placa mãe e são bem visíveis. Se você possui slots livres para adicionar memórias, é hora de descobrir qual tipo de RAM seu processador aceita, caso contrário ela não será reconhecida. As opções hoje em dia são: DDR, DDR2 e DDR3.
No Windows, você pode apenas:
Referente a memória, tem dois slots (dois canais), dando suporte para várias combinações podendo usar memórias "complementares" de 2GB até 8GB sendo que o máximo de configuração é até 16 GB (1x16GB ou 2x8GB).
Ele possui dois slots de memória RAM tipo DDR3, os dois slots estão sendo usados com duas memórias RAM de 4GB cada. Sendo assim, se houver interesse de upgrade, esse aparelho suporta até 16GB somando os dois slots.
Seu equipamento suporta até 16Gb em 2 slots sendo SO-DIMM DDR4 2133Mhz.
Verifique a compatibilidade da placa mãe Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador.
Para descobrir qual é a memória da sua máquina, abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone "Computador", como mostra a imagem abaixo. Em seguida, clique em "Propriedades". Lá, você vai conferir um resumo de todas as especificações do seu computador.
Para navegação na internet, mais RAM pode significar menos risco do computador travar, aprimorando a execução de multitarefas e respostas quase imediatas de navegadores, mesmo com muitas abas abertas. Enquanto isso, mais velocidade de RAM atribui ganhos de desempenho quase imperceptíveis para o usuário comum.
Para dar uma turbinada no seu computador sem precisar adicionar mais memória RAM a ele, uma boa solução é o recurso ReadyBoost, do Windows 10, que usa um dispositivo USB para dar mais capacidade de processamento à sua máquina, especialmente quando o seu HD está cheio.
SSD – O SSD funciona como se fosse um HD, serve para armazenamento de arquivos. ... Por ser mais rápida que o HD, a memória RAM fornece ao processador fácil acesso às informações para executar os programas.
A freqüência de uma memória, medida em MHz, determina a sua velocidade máxima de transferência de dados para o processador. Em outras palavras, quanto maior a freqüência, maior será o desempenho obtido.
Confira no Fórum do TechTudo. Para escolher uma boa memória RAM, é necessário que ela apresente o mesmo tipo de cartucho instalado na máquina ou de capacidade superior. Para evitar problemas elétricos, consulte o manual de instruções do fabricante da placa mãe do seu computador na Internet.
A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados. ... A memória cache entra ai. Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super rápida. Ela guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados.
A memória principal também é conhecida como memória central, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados /informações (programas, objetos, dados de entrada e saída, dados do sistema operacional, etc.).