No caso da rotação, são duas as movimentações possíveis. Na rotação interna, o movimento ocorre em torno do eixo longitudinal. Isso leva o pé para o lado de dentro do corpo, em direção à outra perna. Na externa, o pé é direcionado para fora do corpo.
A glenoumeral é uma articulação que está associada à cintura escapular. Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Ligamentos Glenoumerais
Trata-se da articulação mais flexível de todo o corpo humano. Formada pela união do úmero, da escápula (ou da omoplata) e da clavícula e comumente considerada como uma única articulação, o ombro é na verdade composto de duas articulações separadas – as articulações gleno-umeral e acromioclavicular.
O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e extender (dobrar).
A região do membro superior que se estende do punho até a articulação do cotovelo é chamada de antebraço. O antebraço ajuda o ombro e o braço na aplicação de força e no posicionamento preciso da mão no espaço, com a ajuda do cotovelo e das articulações radioulnares.
Antebraços: Localizados entre os cotovelos e os punhos, os antebraços são formados por dois ossos: rádio e a ulna (cúbito).
Como funciona a cirurgia de cotovelo Essa operação de artroscopia é feita com o uso do artroscópio, um pequeno equipamento com uma câmera de vídeo e uma luz na ponta, para que o médico consiga analisar a região. Aqui a cirurgia é feita em bloco cirúrgico e, em muitos casos, sem a necessidade de ficar em internação.
Com o passar dos anos, a prótese pode sofrer desgaste e precisar ser trocada. Trabalhos mostram que 90% das próteses duram mais de 5 anos e 80% das próteses, mais de 10 anos, sem necessidade de troca.