-Resposta Filosófica:é uma resposta não técnica não direta e não objetiva.Ao filosofar,a pessoa faz uma reflexão sobre o assunto,interrogando-se sobre seu próprio pensamento,sobre o pensamento dos outros sobre mundo,sobre a sociedade sobre o que a experiência nos ensina,sobre o que ela nos deixa ignorar,sobre ...
Questionamento socrático (ou maiêutica socrática) é questionamento disciplinado que pode ser usado para perseguir o pensamento ainda que em muitas direções e muitos propósitos: explorar ideias complexas, para chegar a verdade das coisas, abrir questões e problemas, descobrir suposições, analisar conceitos, diferenciar ...
Resposta: questionar é uma forma para a filosofia de tentar descobrir a verdade(mesmo que a filosofia não consiga ter o conhecimento empírico),ou seja, o ato de questionar é uma forma de fazer a pessoa adquirir conhecimento e 'claro' com o auxílio do raciocínio.
Significado de Questionamento Indagação; ação de questionar, de colocar em questão, de duvidar: advogado é alvo de questionamento sobre situação da justiça brasileira. Etimologia (origem da palavra questionamento).
Razão, no sentido geral, é a faculdade de conhecimento intelectual próprio do ser humano, é um entendimento, em oposição à emoção. É a capacidade do pensamento dedutivo, realizado por meio de argumentos e de abstrações. É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias. ... Ex.: “Ele perdeu a razão”.
Duas palavras da cultura antiga, ratio, de origem latina, e lógos, de origem grega, dão o significado original para nossa palavra razão: ao mesmo tempo, significam pensar e falar, de um modo organizado e proporcional, construindo um discurso claro e compreensível para outros.
Pensando que a razão não era aquela marca tradicional do ser humano e que o impulso positivista poderia estabelecer uma relação instrumental do ser humano com a racionalidade, a razão passa a ser evocada como instrumento de emancipação intelectual por meio da reflexão sobre a própria razão.
Merecem destaque as guerras mundiais, o nazismo, a bomba atômica, a guerra fria, a corrida armamentista, o aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente. Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo".
Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A filosofia contemporânea fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século 19. Um desses conceitos é o conceito de história, que foi formulado pelo filósofo G.W.F. ... Passamos a entender o homem como um ser histórico, assim como a sociedade. Uma das consequências dessa percepção é a ideia de progresso.
Filosofia Contemporânea: as preocupações dizem respeito ao homem, porém mais voltadas às condições de vida do homem em sociedade, especialmente as questões econômicas; explica a consciência e a existência humana.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
Resposta. O objetivo dos primeiros filósofos seriam encontrar a Arché, ou seja, a origem e um princípio que deveria estar em todas as coisas, e ela só seria alcançada com o exercício do Logos ( Razão ) que deveria buscar essa origem e resposta na Physis ( Natureza ).
Desde seu surgimento, que aconteceu entre os séculos VII a.C e VI a.C, a filosofia procurou mostrar que o desenvolvimento do pensamento e das explicações racionais serviu para desmistificar as crenças e mitos perpetuadas na sociedade.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, philosophia, literalmente "amor pela sabedoria") é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, e linguagem; frequentemente colocadas como problemas a se resolver. O termo provavelmente foi cunhado por Pitágoras (c.
História da filosofia - Antiga, medieval, moderna e contemporânea
Recebe este nome pois nesta época os pré-socráticos buscavam explicar a origem de todas as coisas, investigando na natureza a arché. O segundo é o período socrático (as vezes chamado de antropológico), que recebe este nome pois foi fortemente influenciado pela figura do próprio Sócrates e seus discípulos.