O muco que recobre o epitélio intestinal, secretado por células caliciformes presentes nas glândulas de todo tubo digestivo, forma a primeira linha de defesa da mucosa cólica.
......... As células caliciformes são glândulas exócrinas unicelulares que são encontradas entremeadas ao longo de epitélios simples cilíndricos e de epitélios pseudoestratificados cilíndricos. Essas células caliciformes são cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco.
A mucina é uma família de proteínas de elevada massa molecular, fortemente glicosiladas (glicoconjugados) produzidas por tecidos epiteliais na maioria dos metazoários.
Criptas de Lieberkühn ou criptas intestinais são glândulas tubulares simples encontradas entre as vilosidades da parede do intestino delgado e intestino grosso (colon). Secretam diversas enzimas, como sucrase e maltase, e possuem células especializadas na produção de hormônios e enzimas de defesa.
O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas.
Resposta. As principais características do tecido epitelial são: Suas células mantêm muito pouco espaço entre si, portanto, são justapostas. Suas células estabelecem muitas junções intercelulares com as células epiteliais vizinhas. Há muito pouco material extracelular entre as suas células.
Tipos de Tecido Epitelial
O pâncreas é considerado uma glândula mista, pois possui uma porção endócrina que produz os hormônios insulina e glucagon, além de uma porção exócrina que secreta o suco pancreático e lança no duodeno.
A função exócrina do pâncreas é de produzir suco pancreático, que é uma secreção composta por enzimas digestivas que contribuem para o processo de digestão de proteínas, carboidratos, triglicerídeos e ácidos nucleicos.
O pâncreas é uma glândula mista, com parte exócrina e endócrina. A porção exócrina, onde são produzidas enzimas digestivas, é uma glândula acinosa composta.
Trata-se de uma glândula anfícrina (mista), associada ao sistema digestório humano, com uma porção endócrina produzindo hormônio, e outra porção com função exócrina responsável pela síntese do suco pancreático, contendo enzimas que atuam na digestão de carboidratos (amilase pancreática), lipídeos (lípase pancreática) e ...