A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles. Os solos formados por esse processo são chamados de lateríticos e os blocos de rochas constituídos são denominados por lateritos.
Igor, vamos lá: Lixiviação = sais minerais vão mais para o fundo do solo dificultando o cultivo. ... Lateralização= ferro e alumínio que já estão nas camadas mais superficiais do solo, oxidam e formam uma crosta dura (a laterita) que dificulta o manuseio da terra.
A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro.
Devido ao fato da laterização do solo ocorrer por queimadas, derrubadas de florestas e agropecuária extensiva, o ideal para resolver, ou ao menos amenizar, seus estragos, seria não queimar o solo, evitar derrubamentos e praticar o reflorestamento.
As principais causas da salinização nas áreas irrigadas são os sais provenientes de água de irrigação e/ou do lençol freático, quando este se eleva até próximo à superfície do solo. ... No local onde o dreno efetuar sua descarga, entretanto, haverá aumento na concentração de sais.
A Acidificação do solo é um processo químico, em que o solo tem uma redução do (PH). ... Para a acidificação ocorrer no solo, ela pode ser causada a partir da emissão de águas residuais, com a chuva ácida, a emissão de gases ácidos, da água contaminada, entre outros.
A acidez do solo é um dos problemas para a produção agrícola em áreas tropicais úmidas, que corresponde à maior parte do Brasil. ... Esta acidificação ocorre também pela remoção do cálcio e magnésio do solo, extraídos pelas culturas para seu desenvolvimento e produção.
e) Poder tampão dos solos: a capacidade ou poder tampão do solo diz respeito à resistência do solo em ter o valor de seu pH alterado, quando tratado com ácido ou base. Quanto maior a acidez potencial maior será o poder tampão do solo.
A acidez de um solo caracteriza-se pelo seu valor de pH e seu caráter ácido aumenta na medida que o pH do solo diminui. Entre os problemas de um solo ácido, destacam-se a menor disponibilidade de alguns nutrientes (especialmente fósforo e molibdênio) e a toxidez de alumínio e manganês.
A acidez do solo pode ser dividida em acidez ativa e acidez potencial, e esta, por sua vez, em acidez trocável e acidez não trocável.
Para eliminar a acidez do solo, utiliza-se algumas práticas para fornecer suprimentos como, por exemplo, o cálcio e magnésio, mantendo um solo fértil e produtivo. A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo.
Uma terra ácida quanto a ela define-se pela ausência total de calcário. Uma planta que exige um solo ácido sofrerá em terra calcária. Ao contrário, uma planta de terra calcária vai periclitar em solo ácido. É portanto importante para sí de conhecer a acidez da sua terra.
Adicione enxofre elementar a um solo que estiver muito compactado ou que tiver muita argila.
Para interpretar a leitura de um peagâmetro é preciso saber que quanto maior do que 7,0 o número indicativo do pH, mais alcalino é o solo. Quando menor do que 7,0 o número indicativo, mais ácido será o solo. Para se corrigir o pH ácido de um solo, adiciona-se Calcário à terra, 30 dias antes do plantio.
9 Melhores Plantas para Cultivar em Solo Ácido (pH menor que 6)
8 Melhores Plantas para Cultivar em Solos Alcalinos (pH>7)
Áreas inundadas periodicamente
Indicação de espécies arbóreas para solos encharcados
São plantas que ficam na superfície do lago. As mais comuns são os aguapés, as alfaces-d'água e as lentilhas. Elas só precisam de sol pleno e servem para sombreamento parcial da superfície quando a incidência do sol é muito grande. As desovas de carpas e kinguios também acontecem em suas raízes.
Espécies melíferas: potenciais para a meliponicultura ou apicultura
As substâncias mais comuns para adicionar em um solo argiloso são areia de construção, gipsita, esterco, compostagem ou outra matéria orgânica grossa. A areia de construção e a gipsita permitem uma drenagem melhor da água e mais bolsas de ar; elas agem para ajudar a separar as partículas da argila.
O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
O ideal para o cultivo de plantas é o solo fértil, rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Planalto Central: a cana é plantada em solos do tipo latossolo vermelho escuro, latossolo vermelho-amarelo e areia quartzosa. As terras devem possuir declives suaves de 2 a 5%, porém, o valor de 5% deve ser aplicado em solos mais argilosos. Quando a área é completamente plana, pode ocorrer necessidade de drenagem.
É por isso que a argila é um material consistente, usado até mesmo na confecção de esculturas e outros objetos. Devido a essa característica, os terrenos com esse tipo de solo são os mais seguros para a construção civil.
Continue a leitura para descobrir o tipo de fundação necessária para cada tipo de solo, de acordo com os princípios de movimentação:
Na língua portuguesa, terreno sobre que se constrói ou se anda; chão, pavimento.
A IMPORTÂNCIA DO SOLO NA CONSTRUÇÃO CIVIL O terreno faz parte integrante de qualquer construção, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização.
A relevância da Mineralogia das Argilas, isto é, da ciência que trata dos argilominerais, reside no fato de eles serem os principais responsáveis pelo comportamento anômalo de certos solos. ... Acreditava-se que o comportamento dos solos argilosos dependia das propriedades dos argilominerais presentes.