Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.
Entre os principais benefícios relacionados ao ensino religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos.
No artigo 19, consta: É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse ...
Na Lei de Diretrizes e Bases, o artigo 33, que fala sobre o ensino religioso, afirma que “ensino religioso é de matrícula facultativa”, ou seja, caso o aluno não tenha interesse, ele não precisa cursar a disciplina.
Sagrado é algo digno de grande respeito e veneração. Esta relacionado aos sentimentos e ao coração. O sagrado está dentro e fora de você; está na vida de cada pessoa, não importa a cultura, a etnia ou a religião. ... Sagrado é o conhecimento que libera as pessoas, que humaniza e amplia a visão de mundo.
O PCNER - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso – é um documento elaborado com o objetivo de sustentar a substituição do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional brasileira que versa sobre o Ensino Religioso nas Escolas Públicas.
Atividade ritual por meio da qual as pessoas expressam de forma simbólica, através de sua conduta, o relacionamento com o mundo sagrado.
Assim, a aula de Ensino Religioso deve considerar a diversidade religiosa, sempre abordando em suas aulas as religiões das 4 matrizes religiosas: Afro-brasileira, Indígena, Ocidente e Oriente.