Os estilos de liderança são as diferentes formas que um líder pode atuar. Eles dizem respeito às estratégias utilizadas para motivar, organizar e interagir com os seus liderados. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, dos estilos de liderança autocrático, democrático e liberal.
As teorias de liderança procuram explicar como certas pessoas se convertem em líderes. Estas teorias geralmente concentram-se nas características dos líderes, mas algumas tentam identificar os comportamentos que as pessoas podem adotar para melhorar as suas próprias habilidades de liderança em diferentes situações.
A liderança pode ser definida como uma influência, através do processo de comunicação, que ocorre entre indivíduos em uma determinada situação, em que há a necessidade de se alcançar um objetivo. É importante não confundir o conceito de liderança com gerência ou direção.
O líder técnico é aquele que conhece muito sobre o trabalho desenvolvido, ascendeu a esta função justamente por ter este know how e, muitas vezes,por ser muito solicitado quando estava em função operacional.
O gerente concentra-se em sistemas e estrutura; o líder enfoca as pessoas. O gerente depende de controle; o líder inspira confiança. O gerente tem uma visão a curto prazo; o líder tem uma perspectiva a longo prazo. O gerente pergunta como e quando; o líder pergunta o que e por quê.
A ética e a moral devem ser a marca de quem é líder. Afinal, um bom gestor, antes de tudo, deveria ser um bom exemplo, alguém que inspira e motiva seus liderados ao progresso e ao mútuo respeito, onde todos podem aproveitar seus talentos e capacidades para o bem comum.
O líder tem um papel fundamental em toda empresa, inclusive quando o assunto é cultura organizacional. É dele a responsabilidade, muitas vezes, em criar, manter e disseminar os valores e características fundamentais da organização. Por isso, em empresas de sucesso, cultura organizacional e liderança andam juntas!
O papel do líder é fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações, guiando a equipe. Para ser uma liderança positiva, é preciso ser exemplo da cultura da empresa, conhecer seus liderados, saber delegar e etc. O papel do líder pode determinar o sucesso ou fracasso de um projeto, e até mesmo da empresa.
O papel de liderança significa assumir a responsabilidade sobre qualquer problema que possa acontecer em sua equipe. Nenhum líder moderno aponta culpados, a não ser ele próprio. O líder precisa ter consciência de que todas as ações de uma equipe podem ser previstas ou evitadas.