A trilogia dirigida por Peter Jackson acumulou 17 estatuetas do Oscar (quatro para o primeiro, duas para o segundo e 11 para o terceiro). Narra as aventuras de Frodo, sobrinho de Bilbo Bolseiro, na saga para destruir o poderoso anel roubado pelo tio.
Já nos filmes a história é a seguinte:
De acordo com a minha contagem, vinte e dois capítulos ao todo - dezesseis em O Senhor dos Anéis e seis em O Hobbit - com a ressalva de que posso ter perdido alguns.
Sam e Frodo atravessam várias adversidades (leia aqui o resumo do enredo) e, por fim, destroem o Anel na Montanha da Perdição, com uma ajuda providencial e involuntária de Gollum, já que Frodo tinha sido dominado pelo Anel e não conseguia se desfazer dele, mas Gollum arrancou o dedo em que Frodo usava o Anel, mas acaba ...
Bombadil
Gandalf se torna o branco justamente pela traição de Saruman. E sobre retirar Saruman da TM acho que como ele foi um enviado, um istari, não seria justo ele ser retirado de lá, fizesse o que fizesse, porém seus atos seriam levados em conta depois.
Em Valinor, Gandalf era conhecido como Olórin. Como relatado no “Valaquenta” em “O Silmarillion”, ele foi um dos Maiar de Valinor, especificamente, do povo Vala de Manwë, e foi dito ser o mais sábio dos Maiar. Ele viveu nos jardins de Irmo sob a tutela de Nienna, o patrono da misericórdia.
No livro, Frodo só começa sua aventura 17 anos APÓS ele pegar o anel. Nos livros, quando Bilbo deixa Frodo em casa com o anel, Frodo já tem 33 anos de idade.
Um Anel para a todos trazer, e na escuridão aprisioná-los. Tendo o Anel, Sauron corrompeu os Númenoreanos com facilidade. Assim como ocorria com os Nove, um mortal que o usasse tornar-se-ia invisível.