Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. Essa ação pode fazer com que líquidos fluam mesmo contra a força da gravidade ou à indução de um campo magnético.
Capilaridade é o termo utilizado para definir a abrangência de uma empresa no seu mercado de atuação. Quanto maior ela for, mais amplo é o número de consumidores que ela pode atender. Da mesma maneira, a capilaridade influencia o número de demandas que a companhia pode lidar ao mesmo tempo.
A capilaridade é fundamental para o transporte de substâncias nos organismos. Nos animais de sistema circulatório fechado, os vasos de menor calibre (capilares) são onde ocorrem as trocas gasosas no organismo, garantindo o fluxo de oxigênio apto para os processos metabólicos, como a Respiração Celular.
Como já vimos, o solo apresenta pequenos espaços entre suas partículas. Logo, a água presente no solo consegue, por capilaridade, “subir” por esses insterstícios do solo alcançando cotas acima da cota do lençol freático, e esse fenômeno precisa assim ser considerado!
Capilaridade é a subida ou descida de um líquido em um tubo fino, de extremidade aberta. ... A capilaridade, ou ação capilar, é o resultado da adesão entre a água e vidro, combinada com a tensão superficial no topo da coluna de água.
A interação entre água e sólidos do solo altera o comportamento de ambos. A água promove a expansão e contração das partículas do solo, a aderência e a formação estrutural dos agregados. ... Estas interações determinam quanto da água da chuva infiltra através do solo ou escorre sobre sua superfície.
A capacidade de água disponível no solo para as plantas é definida como o conteúdo de água entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente e tem vasta aplicação prática no planejamento do uso da terra.
Capilaridade: Pela umidade ascendente que vem do solo, sobe pelo alicerce e é absorvida pelos rodapés das paredes, atingindo alturas diversas. ... Geralmente ocorre em obras construídas encostadas em barrancos ou em paredes construídas abaixo do lençol freático. Como estancar as infiltrações?
Como a evitar ou eliminar? A única solução é a impermeabilização. Este tipo de humidade é de difícil solução. A única ação a fazer é contactar profissionais especializados neste tipo de casos, para impermeabilizar os elementos da fundação, paredes e pilares que estão em contacto direto com o solo.
O procedimento é muito simples e consiste em criar duas fileiras de buracos na parte inferior da parede com umidade por capilaridade e somente em uma de suas extremidades, sendo que a parede é perfurada ziguezagueando os furos para permitir uma distribuição uniforme do produto.
Bicarbonato e Amaciante
Para cada tipo de tecido, uma limpeza imediata! – Tecido, linho e veludo: Em um pano limpo, umedeça com a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Depois, basta passar no sofá. Deixe secar naturalmente. – Couro ou courino: Utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro.
Lavagem a seco Esse serviço é oferecido por algumas empresas e, caso você queira, pode fazer a limpeza em casa, usando bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Para isso, salpique o produto sobre o estofado e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Depois, passe o aspirador.
Para fazer uma limpeza mais completa e retirar manchas sobre o sofá de Chenille, misture 1/4 de detergente neutro em um 1 copo com água morna, logo em seguida agite a mistura até formar uma espuma. Utilizando uma escova limpa de cerdas macia, umedeça sobre a espuma e retire qualquer excesso da solução.