Esse tipo de exame serve para a investigação de anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem gerar tromboses, varizes e aneurismas, e durante a gestação, para medir o fluxo de sangue da mãe para o feto. Saiba mais sobre o ultrassom com Doppler, quais são suas indicações e quando realizá-lo.
O ultrassom com doppler, também chamado de ecografia com doppler ou eco-doppler colorido, é um importante exame para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo.
O efeito Doppler pode ser aplicado a exames de diagnóstico por imagens, fornecendo informações sobre o sentido e a velocidade do fluxo sanguíneo, por exemplo. O efeito Doppler consiste na alteração da percepção da frequência emitida por uma fonte sonora, por um observador, quando há movimento relativo entre eles.
Qual o valor do exame ecodopplercardiograma? O preço pode variar bastante conforme o tipo de exame e região do país onde o ecodopplercardiograma é realizado. Mas é possível apontar um valor aproximado, já que o seu custo deve ficar entre R$ 150 e R$ 400.
O ecodopplercardiograma transtorácico serve para detectar uma extensa variedade de doenças do coração, como doenças do pericárdio, da aorta, podendo elas ser ou não congênitas.
O ecocardiograma transtorácico (ETT) é o mais realizado. O transdutor é deslizado sob o peito e a parede abdominal, gerando imagens em tempo real do coração. Durante a sua realização, o médico pode solicitar que o paciente faça pequenos movimentos com o corpo.
Resultados. Quantidade de sangue bombeado do ventrículo esquerdo com cada batimento cardíaco normal. Não há líquido em excesso no saco que envolve o coração, e o tecido em torno do coração não está engrossado. Não há tumores e coágulos de sangue nas câmaras cardíacas.
Os principais sintomas são a dor e queimação no peito, dor irradiada para a mandíbula e braço, sensação de indigestão, falta de ar intensa, cansaço e suor frio. A intensidade do sintoma pode variar conforme a gravidade da lesão no miocárdio. Quanto mais forte for a dor, por exemplo, mais grave é a lesão.
O infarto fulminante acontece quando o fluxo sanguíneo para o coração sobre um impedimento súbito. Isso pode acontecer por causa de questões genéticas, aumento da pressão arterial ou mesmo por alteração dos vasos sanguíneos por causa de arritmias graves.
O que causa um infarto fulminante A falta de circulação e oxigênio faz com que o músculo cardíaco sofra, causando dor no peito, o que depois pode resultar em morte do músculo cardíaco.
Confira 10 dicas do médico para evitar um infarto: