O determinismo radical não permite a liberdade da vontade, o comportamento é constrangido e predizível. Tudo está determinado. ... Os deterministas radicais rejeitam o livre-arbítrio e afirmam que tudo no universo é constituído por partículas que obedecem a leis causais invariáveis.
Resposta. a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
Determinismo Cultural é a expressão que se refere à visão de que o desenvolvimento, a psicologia e o comportamento humano seriam determinados pela cultura, com pouca ou nenhuma contribuição de fatores biológicos e psicológicos.
A filosófia positiva de auguste comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
N/A: Positivismo e Determinismo na crítica literária Acerto: 1,0 / 1,0 Qual o pressuposto fundamental do Determinismo? O universo é caótico e, por isso, não é possível prever as consequências de determinada ação. Somente o homem pode determinar as consequências de suas ações.
Determinismo absoluto é uma forma de determinismo onde tudo seria necessário e inevitável devido a uma causa única inicial, embora possam existir diversos processos causais até os efeitos atuais, e tudo o que experimentamos hoje seria consequência desta causa única inicial.
Uma ação determinada é toda ação que tem como base uma necessidade causal. Ou seja, sempre que existe uma causa pra realizar determinada ação na sociedade tem-se a ação determinada.
O determinismo sustenta que tudo aquilo que existe no universo é governado por leis causais (todo evento, incluindo-se as ações humanas, é causalmente determinado). ... Por fim, o conflito mostra que a determinação causal implica ausência de liberdade.
Determinismo é a tese que a escolha e a ação humanas não são fruto do livre-arbítrio. ... Muitas vezes se entende "liberdade" como livre-arbítrio, e por isso se diz que a liberdade individual é incompatível com o determinismo.
O determinismo em sentido estrito implica em apenas um futuro possível. O oposto disto seria o acaso, uma forma de indeterminismo. No acaso o futuro é imprevisível, permitindo-se assim supor futuros alternativos, de tal forma que a questão passa a ser, como um presente real é realizado a partir destas alternativas.
Um aspecto negativo desse pensamento é que para os deterministas, não existe liberdade ou livre arbítrio. ... Não, de fato, sua liberdade. Quanto ao ponto positivo (para mim, negativo, para os inconsequentes, positivo), podemos dizer que não somos responsáveis moralmente por ações causadas por circunstâncias anteriores.
Assim temos que o determinismo se baseia que todos nascemos com uma história escrita e é impossível mudar essa sina, porém se o individuo tem, o livre arbítrio ele escolhe e essas escolhas levam o mesmo a infinitas possibilidades que vencem essa pre determinação.
Segundo Aristóteles: "é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir". Para Sartre "a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Afirma que estamos condenados à liberdade".
Concluindo, transcreveremos uma citação do educador Paulo Freire: “A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem.
Como dizia o filósofo inglês Herbert Spencer "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro", ou seja, a pessoa tem liberdade de fazer o que quiser da própria vida e até opniar opinar na vida do outro indivíduo, desde que tenha o respeito.