Descritivismo é a concepção que o conteúdo semântico de um nome próprio é uma condição descritiva -- ou conjunto de condições descritivas. Uma outra maneira de formular essa concepção é dizer que o significado de um nome próprio é dado por uma descrição definida ou conjunto de descrições definidas.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
Na poesia simbolista, os principais temas de interesse são relativos à religiosidade, pessimismo, loucura, sonho, misticismo, mistério, sensualidade, dentre outros. Veja também sobre a Linguagem do Simbolismo.
As publicações de Cruz e Souza para os jornais estavam, muitas vezes, pautadas no tema do racismo e do preconceito racial. No Rio, casou-se com Gavita Gonçalves em 1893 e com ela teve quatro filhos.
Resposta. Resposta: O Simbolismo no Brasil surgiu como influência para o teatro e as artes plásticas, além da literatura. Seu marco no país foi em 1893, quando o poeta Cruz e Souza publicou as obras “Missal” e “Broquéis”.
Qual obra marcou o Simbolismo no Brasil Em 1893, o poeta brasileiro catarinense João da Cruz e Sousa (1861 – 1898), conhecido como Cruz e Sousa, Dante Negro ou Cisne Negro, publicou duas obras que foram consideradas o marco do Simbolismo no Brasil. Foram elas: Broquéis (1893, poesia) e Missal (1893, poemas em prosa).
O Movimento Simbolista se aproxima do Romantismo na medida em que explora a subjetividade, recuperando assim os valores emocionais que foram deixados de lado pelas escolas anteriores (Realismo, Naturalismo e Parnasianismo), que por sua vez retratavam de forma fidedigna os aspectos da sociedade.
Os poetas simbolistas portugueses que merecem destaque são: Camilo Pessanha (1867-1926), Eugênio de Castro (1869-1944), Augusto Gil (1873-1929), Raul Brandão (1867-1930) e Antônio Nobre (1867-1900). Teste seus conhecimentos com Questões sobre o simbolismo.