Ânodo: polo positivo, onde os ânions liberam seus elétrons, oxidando-se. Há deficiência de elétrons neste terminal. Cátodo: polo negativo, onde há excesso de elétrons e ocorre a redução (descarga) de cátions.
ΔE = Eoxi (maior) - Eoxi (menor) Essa equação utiliza a variação do potencial porque, como no dispositivo ocorrem a oxidação e a redução, a medida do potencial será dada simplesmente pela subtração do potencial de cada um dos eletrodos (metais).
Mais ou menos assim: a voltagem da pilha, é dada por V = E - Ri, na qual "E" representa a força eletromotriz dela e "i" a corrente atual do circuito. Aí, voltamos à matemática: se V = E - Ri, e i é muito próximo de zero, temos que V = E.
As pilhas AA e as pilhas AAA tem 1,5 volts! Mas você também encontra as pilhas C, que têm o formato médio.
Assim, a diferença de potencial (ddp) é a diferença que existe entre os potenciais de cada eletrodo. A sua unidade é o volt (V). O maior valor para a ddp de uma pilha, que é o valor no início de seu funcionamento, é chamado de força eletromotriz (fem ou E).
mAh é o resultado de uma fórmula com 2 unidades Corrente (mA) x hora tempo (h).
Insira a capacidade da bateria e a capacidade do carregador na seguinte fórmula: O tempo de carregamento (horas) é igual à capacidade da bateria (Ah) dividida pela capacidade do carregador (A). Portanto, o tempo de carregamento, seguindo este exemplo, é de 45 Ah dividido por 15A, o que resulta em três horas.
Para se determinar à capacidade da bateria, deve-se aplicar um teste, para se analisar a curva característica de descarga. Este teste se constitui na desconexão da baterias e efetuar uma descarga, com o auxiliar de uma carga externa, até a tensão de 1,75V/elemento.
A quantidade de miliampère-hora serve para indicar a capacidade de armazenamento da bateria e não o seu tempo de duração. Portanto, se um smartphone tem uma bateria de 4000 mAh, e ele consome 1000 mA por hora, então a bateria vai durar 4 horas.
A unidade de medida de corrente elétrica é o ampère (A). Normalmente se utilizam também múltiplos e submúltiplos da unidade base, que são: - - microampères (µA), miliampères - (mA), kiloampères (kA), entre outras.