O cloridrato de nortriptilina é um antidepressivo tricíclico não inibidor da monoaminoxidase. O mecanismo de melhora do humor por antidepressivos tricíclicos é, no momento, desconhecido. O cloridrato de nortriptilina inibe a atividade de diferentes substâncias, como a histamina, a serotonina e a acetilcolina.
Cloridrato de Nortriptilina inibe a recaptação de norepinefrina e serotonina no SNC, mas sua atividade como antidepressivo é mais complexa e não muito elucidada. Ele aumenta o efeito vasoconstritor da norepinefrina, mas bloqueia a resposta vasoconstritora da feniletilamina.
Não existe um consenso entre os ginecologistas sobre até quantas cartelas de anticoncepcionais se pode emendar, mas todos concordam que não se deve emendar pílulas de forma frequente porque em algum momento o útero irá começar a liberar pequenos sangramentos, sendo este o único risco de emendar cartelas.
Nossa consultora ainda esclarece: “Não há efeitos colaterais. O que pode acontecer é que após algum tempo emendando cartelas, a menina eventualmente pode apresentar sangramento de escape”.
Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com pílula. Quando a cartela terminar, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer, e iniciar uma nova cartela no 8º dia.
Existe um período médio em que a gravidez pode acontecer após a interrupção da pílula. A maoria costuma engravidar até 6 meses, sendo que 85% das mulheres engravidarão após 12 meses de tentativas de relações sexuais após a pausa da pílula.