Para se tornar professor há caminhos diversos. Para ser professor de ensino fundamental I (1º ao 5º ano) exige-se a formação em pedagogia. Para a regência no ensino fundamental II (6° ao 9° ano) e ensino médio é necessária a licenciatura em ciências ou letras, matemática, química história, geografia etc.
Para saber como dar aula em escola publica é importante entender que para exercer a função a principal exigência é ser graduado em pedagogia ou alguma licenciatura. Obviamente, que haverá variações de acordo com o grau de ensino que você deseja atuar.
Segundo o Ministério da Educação, “os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre”, com entrada mediante concurso público. Ou seja, é um requisito ter uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para lecionar no Ensino Superior.
Sim! Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.
O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais.
Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. ... E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).
O profissional que concluiu o curso de bacharel em direito pode dar aula em escola pública, mas com aulas limitas, como professor temporário em disciplinas de áreas correlatas a sua formação como por exemplo: Sociologia, Filosofia ou Português.
Acadêmica O bacharel em Direito pode atuar na área acadêmica, ministrando aulas de diferentes disciplinas — como Direito Empresarial, Penal, Civil, Ambiental, Administrativo, Constitucional, dentre outras — para o ensino superior.
O profissional licenciado em Ciências Sociais, pode dar aulas de Sociologia para o Ensino Médio. Embora não seja uma disciplina obrigatória desde a Reforma do Ensino Médio, o conteúdo pode fazer parte do ensino tanto em instituições públicas quanto privadas.
Veja a remuneração dos profissionais formados na licenciatura da Ciências Sociais e que dão aulas no ensino médio brasileiro: Início de carreira: média de R$ 1.
É um profissional que pode atuar tanto em empresas privadas de todos os setores da economia como em órgãos públicos (secretarias, ministérios, etc.), embora quem mais contrate cientista políticos no Brasil hoje em dia sejam as instituições de ensino.