EQST

O Que Ndulo Adenomatoso Da Tireoide?

O que é nódulo Adenomatoso da tireoide?

O que é bocio adenomatoso multinodular? Significa aumento da tireoide com a presença de vários nódulos na tireoide. O bócio multinodular é o termo usado para se referir ao aumento da glândula tireoide devido a multiplicação de células da tireoide chamadas tireócitos, que forma múltiplos nódulos.

O que é Bocio nodular na tireoide?

Bócio, popularmente conhecido como papo, é o nome que se dá ao aumento da glândula tireoide. Esse crescimento anormal pode tomar a glândula toda e tornar-se visível na frente do pescoço; ou, então, surgir sob a forma de um ou mais nódulos (bócio nodular), que podem não ser perceptíveis exteriormente.

O que fazer com nódulo benigno na tireoide?

Geralmente, os nódulos benignos não precisam ser removidos cirurgicamente, a menos que causem sintomas como asfixia ou dificuldade de engolir. Mas é necessário um acompanhamento médico periodicamente para verificar se o nódulo cresceu ou não.

Qual o tratamento para bócio nodular?

Tratamento do bócio uni ou multinodular atóxico Cirurgia; Terapia com levotiroxina (hormônio tireoidiano) para supressão de TSH – terapia supressiva; Iodo radioativo isolado ou precedido por TSH humano recombinante; Ablação por radiofrequência.

O que é o cretinismo?

O cretinismo é uma deficiência mental causada pelo hipotireoidismo congênito, durante o desenvolvimento do recém-nascido. Nesse período, a ausência do hormônio tiroxina atrapalha o amadurecimento cerebral.

O que é um bócio nodular?

O bócio multinodular é uma outra causa comum de bócio. Os indivíduos com este transtorno têm um ou mais nódulos na glândula que causam aumento do volume da tireoide. Isto é muitas vezes detectado quando o médico examina a região do pescoço e tem a sensação de uma glândula aumentada e com contornos bocelados.

O que é iodo radioativo?

O iodo radioativo é um medicamento à base de iodo que emite radiação, utilizado principalmente para o tratamento chamado Iodoterapia, indicado em certos casos de hipertireoidismo ou câncer da tireóide. Em doses menores, também pode ser utilizado para avaliar o funcionamento da tireoide, no exame de Cintilografia.

Qual a principal causa do bócio?

O que causa o Bócio? Uma das causas mais comuns de formação de bócio em todo o mundo é a deficiência de iodo. A atividade primária da glândula tireóide é captar iodo a partir do sangue para fabricar hormônios da tiroide (T3 e T4).

O que quer dizer bócio nodular?

Bócio nodular, quando o aumento de volume está concentrado em um nódulo (uninodular) ou mais (multinodular); – Bócio não-tóxico ou atóxico, que diz respeito à situação em que não há excesso de produção de hormônios; – Bócio tóxico, quando há excesso na produção de hormônio.

Quais os sintomas de cretinismo?

Em adultos, o cretinismo pode causar deterioração mental, inchaço da pele , perda de água e de cabelo , maturação óssea e puberdade severamente atrasadas, macroglossia (aumento de volume da língua ), crânio proporcionalmente maior que o normal, apetite reduzido, constipação intestinal, batimentos cardíacos alterados, ...

O que é cretinismo endêmico?

O cretinismo endêmico é síndrome neurológica e endócrina que conduz o indivíduo a quadro severo de rebaixamento mental e surdo-mudez. No Brasil, as moléstias associadas à carência de iodo foram sempre avaliadas por inquéritos nacionais em escolares.

Qual remédio caseiro bom para bócio?

Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide. No entanto, eles não excluem o tratamento indicado pelo médico.

O que pode causar o bócio?

Um bócio pode ocorrer em uma glândula que está produzindo muito hormônio (hipertireoidismo), muito pouco hormônio (hipotireoidismo), ou a quantidade correta de hormônios (eutireoidismo). Um bócio indica que existe alguma condição fazendo com que a tireoide cresça de formal anormal.

Como é feito o tratamento com iodo radioativo?

Também conhecido como iodo-131, o tratamento consiste na toma de uma cápsula de iodo radioativo por via oral. No tratamento de hipertiroidismo a dose de iodo-131 é menor do que nos casos de cancro. Nestes últimos, o tratamento implica o internamento da pessoa por um período de 2 a 3 dias.

Como é feito tratamento com iodo radioativo?

A radioiodoterapia consiste na ingestão de líquido ou capsulas contendo doses maiores de iodo 131, geralmente 100 microcuries de iodo 131. A maior dose utilizada é de 200 microcuries e o paciente não deve ser tratado com mais de 600 microcuries.