A lua quarto crescente é fase em que a lua está parcialmente com sua parte iluminada voltada para a Terra e seu lado iluminado está 'crescendo'. Crescento porque o lado iluminado está a cada dia mais vísivel na Terra. O contrário do que ocorre no quarto minguante. Até ela entrar na fase lua cheia.
Você pode observar esse fenômeno ao acender uma lâmpada e colocar algum objeto exatamente entre a luz e sua linha de visão. O lado do objeto voltado para você estará escuro (embora um pouco iluminado pela luz refletida pelas paredes, por exemplo), enquanto o lado voltado para a lâmpada estará iluminado.
As fases da Lua costumam ser divididas em quatro principais, mas, na verdade, existem algumas outras, com termos não tão conhecidos. Ao todo, a Lua passa por oito fases:
Durante os dias de Lua Crescente, o lado iluminado aumentará cada vez mais, e o satélite pousará cada vez mais tarde. A princípio, a Lua se porá no final da tarde, mas começará a “invadir” a noite à medida que caminha para a próxima fase.
E se a Lua não aparece no céu durante a noite ou madrugada, é porque estamos em Lua Nova. Nessa fase, nosso satélite natural não pode ser visto porque sua face iluminada está totalmente voltada para o Sol, enquanto nós, da Terra, ficamos diante da face que não está iluminada. Apesar de não poder enxergá-la, saiba que ela estará no céu durante o dia.
Todos já vimos as diferentes fases da Lua e sabemos seus nomes: Lua Cheia, Crescente, Minguante e Nova. Todas elas são apenas variações da incidência da luz solar refletida sobre sua superfície, o que também significa que tudo depende da posição dos astros. Mas há outras curiosidades, que você descobre nesta matéria.
A Lua Crescente também ocorre durante o dia e podemos ver metade da face iluminada. Aqui, no Hemisfério Sul do planeta, vemos a metade esquerda do disco lunar. A fase Crescente também pode ter um elemento curioso: às vezes, o brilho do Sol refletido na Terra ilumina suavemente a área do lado não iluminado da Lua.
Talvez você já tenha deduzido que, durante a fase Nova, a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol. Portanto, os eclipses solares sempre acontecerão durante a Lua Nova — mas nem toda Lua Nova resultará em eclipse, pois o alinhamento perfeito é um tanto raro de acontecer.
Ocorre quando a posição entre Terra, Lua e Sol forma um ângulo aproximadamente reto (90°), deixando cerca da metade da superfície lunar iluminada pelo Sol. A porção visível da Lua nesta etapa, varia entre 40 a 59%, proporcionando uma bela imagem para se observar.
A Lua Cheia é quando podemos ver a metade da Lua por completo, isto é, todo o disco lunar (a face sempre voltada para a Terra) estará iluminado pelo Sol. Isso ocorre quando o satélite está do lado oposto à posição durante a Lua Nova. Em outras palavras, a Terra estará entre o Sol e a Lua.
Neste momento, a Lua estará em sua fase de transição entre o Quarto Crescente e a Cheia. Então, podemos apelidá-la de “quase cheia”. O nome se refere ao formato convexo da parte iluminada que enxergamos, que será entre 60 a 96% do disco lunar. A Crescente Gibosa costuma se pôr durante a madrugada.
Ah, para entender as fases da Lua também é preciso lembrar sempre que todos os lados da Lua são, em algum momento, iluminados pelo Sol — pois é, não existe um lado sempre escuro! O que existe é uma face sempre voltada para a Terra. Em outras palavras, sua órbita é travada, então existe um hemisfério lunar que nunca vemos aqui da Terra.
Após a fase Cheia, a parte iluminada da Lua que enxergamos começará a diminuir, formando uma imagem semelhante à Crescente Gibosa, porém invertida: é a metade direita que estará iluminada no Hemisfério Sul. Essa Lua nasce à noite e se põe durante a manhã.
Por outro lado, o tempo entre uma Lua Nova e outra (período chamado lunação) é de 29 dias e meio. Nesse tempo, as oito fases ocorrem, mas o período de cada uma pode variar bastante.
Fonte: NASA, Timeanddate.com
Mas isso não significa que ela não gira em torno de si mesma. Pelo contrário: se ela não realizasse o movimento de rotação, poderíamos também observar a outra face à medida que ela orbita a Terra.
Agora que você já sabe em qual fase da lua estamos hoje, veja abaixo as fases da lua com data e hora pelo período de um ano começando em 2023. Saiba também quando será a próxima lua nova, próxima lua crescente, próxima lua cheia e próxima lua minguante.
Normalmente, essa Lua deve se pôr por volta da meia-noite, e o lado brilhante do disco lunar será sempre o esquerdo (no Hemisfério Sul). Não há como confundir no momento da observação, se decorarmos essas “regrinhas”.