O que educaço financeira e para que serve? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para que serve a educação financeira? No dia a dia da maioria das pessoas, a educação financeira pessoal serve para garantir que o dinheiro que se tem e o que se ganha sejam gastos de maneira consciente, evitando dívidas e possibilitando a criação de reservas para emergências ou para a realização de sonhos no futuro.
O que preciso saber sobre educação financeira?
Pessoas com educação financeira são mais conscientes em relação ao orçamento pessoal. Por isso, jamais gastam 100% do que ganham e sabem da importância de uma reserva de emergência. Isso faz com que seja possível lidar com o dinheiro sem ser controlado por ele, como acontece em muitos casos.
Quais são os princípios da educação financeira?
O principal objetivo da educação financeira é mudar a sua relação com o dinheiro: ao invés de “acumular cada vez mais”, é pensar em como viver cada vez melhor. O importante é que a pessoa priorize a satisfação ao consumo. Viver bem não significa comprar mais um celular ou outro carro, e sim aproveitar a vida.
Por que o Brasil não tem educação financeira?
A inflação deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Em um cenário de inflação elevada, as pessoas tinham grandes dificuldades para controlar seus orçamentos. Por isso, algumas gerações abandonaram totalmente o planejamento financeiro.