A Conjuntiva é uma membrana mucosa, fina e transparente que recobre a parte branca do olho (esclera) e também as pálpebras, internamente. Sua função é proteger a superfície ocular de agentes externos e manter a lubrificação ocular, uma vez que o muco produzido pela conjuntiva ajuda a evitar o ressecamento do olho.
Em geral, os olhos produzem secreções (transparente ou amarelada), consideradas normais – a chamada remela – ou outras que podem ser sinal de irritação provocada por algo mais grave como infecções ou até um cisco no olho.
O olho amanhece grudado e durante o dia ocorre um excesso de lágrimas. É importante ressaltar que os dois tipos são muito contagiosos. Principalmente a viral. Como o olho vermelho que não forma muita secreção engana, as pessoas não tomam cuidado e a disseminação da doença ocorre em larga escala.
A remela é um componente muito comum dos olhos, especialmente após acordar. Como os olhos ficam fechados nesse período, há uma queda na atividade, mas o muco ainda é produzido. Com o ressecamento do elemento, há a formação da remela. O funcionamento excessivo, entretanto, demonstra que há algo de errado.
A lágrima, cuja principal função é lubrificar os olhos, é composta por três camadas. A mais interna é formada por muco, que auxilia na umidade e aprisiona partículas de poeira. A segunda camada é líquida, feita de sais e proteínas que mantem os olhos lubrificados.
Causas de terçol Além da bactéria citada anteriormente, o terçol pode ter como causas má higiene, uso excessivo de maquiagem ou o ato de coçar os olhos frequentemente. O terçol na gravidez também é comum, pois as alterações hormonais podem geral aumento na produção de gordura pelas glândulas das pálpebras.
Sendo assim, ao manter-se aquecida, ela ameniza a dor e ajuda evoluir no processo de cura. O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.
O que fazer para tratar o terçol Aplicar compressas mornas no local afetado durante 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia; Não espremer ou mexer demais na região, pois pode piorar a inflamação; Não usar maquiagem ou lentes de contato, parar não espalhar a lesão, ficando maior, e não fazê-la durar mais tempo.
Apesar de ser causada por bactérias que podem ser facilmente transmitidas entre pessoas, o terçol não é contagioso. Isso porque as bactérias que podem estar relacionadas com o terçol são encontradas naturalmente na pele e estão em equilíbrio com outros microrganismos.
O terçol é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas, Zeiss e Mol (presentes nas pálpebras) se entopem ou são infectadas por bactérias. A inflamação que acontece nas pálpebras é normalmente na região externa, porém, também pode surgir na glândula mais interna.
A maioria das pomadas para terçol contém terramicina e prednisona em sua composição, substâncias que ajudam a eliminar a infecção ocular do organismo....As pomadas mais indicadas para curar o terçol são:
Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido. Quando o terçol não drena dentro de uma ou duas semanas é preciso intervenção cirúrgica.
5 melhores remédios caseiros para terçol
No olho diretamente NUNCA DEVE SER COLOCADO NADA QUE NÃO SEJA PRESCRITO PELO MÉDICO OFTALMOLOGISTA. O que deve ser feito são as COMPRESSAS COM ÁGUA FILTRADA GELADA, porque a temperatura fria ajuda a diminuir a inflamação local. A melhor coisa a se usar é a água filtrada pois a mesma não vai irritar a pele.
O passo mais importante no tratamento do terçol é a limpeza das pálpebras. Lave bem as mãos e esfregue suavemente as pálpebras com água morna, massageie e pressione suavemente a protuberância em direção à borda da mesma. Aplique compressas quentes ao longo do dia para conseguir diminuir o inchaço e acelerar a drenagem.
Tratamento caseiro para terçol
A crença popular de esquentar a aliança e colocar no terçol segue o mesmo princípio. "Ao esquentar o metal e colocá-lo na região, você faz uma compressa com uma temperatura quente", diz.
Ele vai minimizar a vermelhidão na pele. O efeito calmante do gelo ajuda, também, a diminuir as olheiras daquela noite de sono mal dormida ou de muito cansaço. Enrole o gelo em uma toalha e deixe-o sobre a região dos olhos por alguns minutos.
Para fazer a compressa fria, deve-se molhar uma gaze limpa em água fria ou gelada e colocar sobre os olhos, durante cerca de 5 a 10 minutos. Em alternativa à compressa, pode-se colocar uma colher de sobremesa no frigorífico durante cerca de 5 minutos e depois colocar sobre o olho.
Você sabia que fazer uma compressa de água gelada pode te ajudar a tratar diversas doenças oculares? Basicamente, a temperatura fria acalma as membranas internas dos olhos. Diminuindo o inchaço e a irritação.
Também ideal para olhos cansados e inchados, a compressa de soro fisiológico é ainda mais simples. Basta embeber dois pedaços de gaze ou algodão com o soro bem gelado e aplicar nos olhos fechados por 15 minutos. O frio deixará os olhos com aspecto saudável novamente.
As maiores indicações da compressa fria são para pancadas, hematomas ou lesões articulares, sendo que é recomendado começar o tratamento imediatamente ou ao menos nas primeiras 48 horas. É por isso que é comum esportistas utilizarem as bolsas de gelo logo depois de sofrerem alguma lesão durante as práticas.
Toalha gelada Umedeça uma toalha em água bem gelada – pode misturar a água com algumas pedrinhas de gelo – e pressione levemente sobre a parte inchada. Repita o processo algumas vezes para que o resultado seja notável. O gelado fará com que os vasos da região fiquem menos dilatados, desinchando seus olhos.
É importante falar que as lágrimas do choro são menos salgadas e possuem a composição um pouco diferente do habitual. Apesar disso, especialmente pela quantidade considerável do fluido, as lágrimas inundam os tecidos ao redor dos olhos, resultando em inchaço.