A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
Por que tal conflito recebeu o nome 'Guerra Fria'? Essa guerra é chamada de “fria” porque não houve conflitos armados diretamente entre os Estados Unidos e União Soviética. Os conflitos armados que essas duas potências participaram, como por exemplo, a Guerra da Coreia e Guerra do Vietnã, foram indiretos.
No âmbito da geopolítica mundial, é correto afirmar que, durante a chamada Guerra Fria, um dos momentos mais tensos entre Estados Unidos da América e União Soviética foi na década de 50 em território americano.
10 armas sinistras da Guerra Fria que assombraram os Estados Unidos
A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.
Questão 6. Quais fatos são considerados como fim da Guerra Fria? a) O fim da União Soviética, em 1991 e o final da ditadura de Pinochet, no Chile, em 1993.
Essa disputa influenciou diretamente nas políticas de vários países, inclusive do Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria.
O objetivo era disputar a hegemonia militar, politica e econimica do mundo. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.