Manilha são as cartas mais fortes do jogo e possuem algumas características. A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, são: Paus, Copas, Espadas e Ouros. No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo todas as cartas do valor seguinte ao valor revelado no tombo, as manilhas da rodada.
Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3 Ordem dos naipes das manilhas (da menor para maior): ouro, espada, copas e paus. Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte - a Vira.
No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo a carta do valor seguinte ao valor da carta Vira. Por exemplo: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Dama; se a vira for 3, a manilha é a 4 e assim por diante.
No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta para cima (a "vira") e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são definidas como as Manilhas. As Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, mais fortes do que o 3. Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe, da seguinte maneira (do maior para o menor):
MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada). TRUCO - Truco é um pedido de aumento de aposta.
No Truco Paulista são realizadas partidas corridas de 12 tentos (pontos) com manilhas variáveis. É utilizado um baralho com 40 cartas (sem os 8, 9 e 10, as 52 cartas do baralho francês). Em cada mão são distribuídas três cartas para cada jogador....Força das Cartas
No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”), definindo-se as Manilhas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia.
Rodada: os jogadores mostram uma carta, e a carta mais forte ganha a rodada. Mão: vale 1 ponto e pode ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e 12 pontos, disputada em melhor de 3 rodadas. Partida: vale 12 pontos através das “mãos”. Truco: pedido de “aumento de aposta” que só pode ser feito na vez de cada jogador.
Basta tocar na carta que você quer jogar por alguns segundos sem tirar o dedo, ela vai virar pra baixo!!!
Na mão de onze não é possível pedir 6, ou seja, ela sempre vale 3 se for aceita ou 1 se for recusada. Se a dupla que está com 11 pontos aceitar a mão e a vencer, ela vence a partida. Mão de Ferro A mão de ferro acontece quando as duas duplas estão com 11 pontos.
b) REAL ENVIDO: Vale TRÊS tentos se for aceito e UM se não for. Este é o valor quando dito isoladamente e não como revide, em cujo caso nada se faz mais que sustentar três tentos aos anteriores posto em jogo, se é aceito. Podem ser dispostos dois, três ou mais REAL ENVIDO, cada um valendo três tentos.
Criado na Inglaterra, com o nome de Put (colocar, em inglês), a história do Truco remonta o século XVII, onde foi motivo de grandes apostas e muitas dívidas entre seus adeptos.
Não se sabe ao certo nem quando nem onde os jogos de cartas apareceram pela primeira vez. Há, porém, indícios de que eles tenham surgido na China, derivados do papel-moeda, no século X. ... Da França, o baralho ganhou o mundo e os naipes evoluíram até os atuais copas, ouros, espadas e paus.
OBJETIVO: Objetivo do jogo de Truco é você e seu parceiro, conquistarem 12 pontos, fazendo o máximo de barulho possível e tirando o maior sarro de seus adversários. ... Para se jogar o truco, deve-se retirar as cartas 8, 9 e 10 de todos os naipes e os curingas, se for o caso.
Alguns atribuem a origem do jogo à Dinastia Sung, na China, no século X, enquanto outros apontam o seu início com o jogo Persa chamado "As Nas", do século XVI. Outros historiadores do jogo dizem que sua origem está em uma palavra francesa, “poque”, que era o nome de um jogo desse país.
Cada mão de poker consiste de 5 cartas. No Texas Hold'em, o jogador usa cinco das sete cartas que estão à sua disposição para compor a melhor mão possível. Não há diferença entre os naipes. A hierarquia das cartas é da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.
O poker moderno surgiu por volta de 1820, na Luisiana, às margens do Rio Mississipi. Mais tarde, seguiu ao norte dos Estados Unidos até chegar aos Grandes Lagos da América do Norte (Ferreira, 2007). Há referências de que nesta época o poker era jogado com 20 cartas e 4 jogadores.
O indivíduo responsável por dar as cartas fechadas aos jogadores e as cartas da mesa durante uma mão, assim como controlar o pote e apostas feitas durante as várias rodadas de apostas, é chamado de dealer de pôquer.
Quando o apostador pede Comps, o cassino poderá então atribuir prêmios, dinheiro ou bebidas grátis, caso o considere um jogador leal. Palavra francesa que tem o mesmo significado que Dealer e Banker, ou seja, é a pessoa ou o jogador que distribui as cartas, recolhe o dinheiro e paga os vencedores da rodada.
“Um dealer que trabalha cinco dias na semana pode chegar a ganhar em média R$ 2.
Cada jogador utiliza apenas uma carta da sua própria mão (o Valete) e quatro cartas da mesa. Cada jogador tem o Ás como "kicker" da mesa, resultando assim num empate e num pote dividido. O seu 7 não conta no jogo, visto que não pode melhorar em nada a combinação de CINCO CARTAS (seria uma 6ª carta).