Densidade maior: objeto mais pesado; 2. Densidade menor: objeto mais leve. *Neste caso, a densidade do objeto é comparada com a da água.
Se o corpo flutua é porque este corpo é menos denso que a água. Então o peso do corpo é igual ao empuxo, isto é, o peso do corpo é igual ao peso do volume de água que se desloca. Se o corpo afunda é porque este corpo é mais denso que a água.
Então o que tem maior densidade fica no fundo. No segundo exemplo, o prego é mais denso que a água, então afunda. No exemplo da garrafa que está vazia, na verdade está cheia de ar, que é menos denso que a água.
789 kg/m³
Resposta. Por 2 motivos, primeiro porque a molécula de etanol (álcool doméstico) é maior que a da água, o que faz com que as moléculas de álcool se mantenham mais distantes umas das outras deixando espaços vazios entre as moléculas.
Já o etanol combustível é hidratado porque seu processo de produção naturalmente resulta em um volume de até 5% de água. ... “A razão técnica do etanol misturado à gasolina ser anidro é para impedir a separação da água no combustível (fenômeno possível em misturas de diferentes substâncias).
Sabe-se que substâncias polares interagem mais intensamente com solventes polares e substâncias apolares têm mais afinidade com solventes apolares. ... Quanto mais forte a interação da substância com o papel e menor com o solvente, mais lenta será a migração.
Na mistura de água e álcool, o volume diminui porque as moléculas de ambas as substâncias se rearranjam, formando ligações de hidrogênio que diminuem a distância entre elas. Faça o teste em casa: coloque 100 mL de água em um frasco graduado e acrescente exatamente 100 mL de álcool.
Resposta: Porquê a agua retira o álcool da gasolina. Explicação: Em função da polaridade, o álcool tem mais afinidade pela água que pela gasolina, e por isso, é extraído dela pela água.
Resposta. RESPOSTAS : 1- Devido às ligações de hidrogênio entre o álcool e a água serem muito intensas acabam por compactar o volume da mistura.
Tomemos por exemplo a água (substância pura). ... Uma mistura azeotrópica muito conhecida é o álcool etílico, ele é composto de 95,5% de álcool e 4,5% de água (TE = 78,1° C). Esta mistura homogênea de líquidos não pode ter seus componentes separados por métodos convencionais como a destilação.
a) Quando misturamos uma porção de terra com água, que tipo de mistura produzimos? Mistura heterogênea.
Essas misturas heterogêneas são chamadas líquidos imiscíveis: misturas que apresentam duas ou mais fases, em que os componentes da mistura são perceptíveis. Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra.
Outra característica do etanol é que ele apresenta uma parte apolar em sua molécula e, por isso, também se dissolve em solventes apolares.
Por que a mistura de água e álcool libera calor? Dentro das moléculas de cada uma dessas duas substâncias existe um átomo de hidrogênio unido a um oxigênio, formando o grupo OH. Nesse par, o H possui uma carga elétrica positiva e o O uma negativa.
A água é uma substância polar, assim como o sal de cozinha (cloreto de sódio). Por isso, quando misturamos os dois, o sal dissolve-se na água e forma uma mistura homogênea e bastante polarizada. A gasolina, por sua vez, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar.
Água e álcool são duas substâncias polares, e, consequentemente, se misturam em qualquer proporção. Assim, o sistema resultante apresenta apenas uma fase e o sistema é classificado com homogêneo.
a água e o alcool pussuem diferentes pontos de ebolição, por tanto fases diferentes, mas ao serem misturadas, formam uma mistura homogenea e, então passa a ser apenas uma fase. E dois componentes (água e o álcool).
Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal ainda não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se.
De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. Água e areia ou água e azeite são alguns exemplos de misturas heterogêneas.
Misturas homogêneas: são misturas as que apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos uma certa quantidade sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Resposta: Fases são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo. Os sistemas homogêneos são monofásicos ou unifásicos. ... Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, e podem se classificar em homogêneas ou heterogêneas. ...
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Quanto ao número de elementos químicos, as substâncias podem ser classificadas como simples ou compostas. Substância simples é aquela formada por um único elemento químico. ... Substância composta é aquela formada por mais de um tipo de elemento químico.
A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que se classificam em: substâncias e misturas. ... Substâncias simples: essas apresentam apenas um elemento, ou seja, apenas um tipo de átomo que pode estar agrupado em moléculas ou isolado.