Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
As cidades-Estado gregas eram regiões administrativas autônomas que compartilhavam idioma e cultura. Sua estrutura era independente, não havendo um grande império grego, por exemplo. Cidades como Atenas e Esparta, geralmente utilizadas para ilustração, eram inclusive inimigas em diversos conflitos.
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.
Portal Grécia A primeira diáspora grega foi um processo migratório, ocorrida por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.
Dispersão da nação hebraica em territórios fora da Palestina. A diáspora judaica refere-se ao distanciamento forçado dos hebreus de sua terra natal – Israel – em razão das invasões de povos inimigos e, consequentemente, deixando-os dispersos em várias partes do mundo.
Já a Segunda Diáspora Grega, ocorrida no Século VIII antes de Cristo, foi a imigração em massa de gregos (que se "abarrotavam" nos povoamentos então estabelecidos) para novas regiões onde houvesse terra fértil, de modo a reduzir a superpopulação ao mesmo tempo que expandia o domínio dos gregos sobre o território ...
Tais comunidades foram voltadas para o desenvolvimento de atividades agrícolas e a exploração coletiva das terras. Em período de tempo relativamente curto, o desenvolvimento dessas comunidades promoveu um incremento populacional que acabou abrindo caminho para diversas disputas pelo controle das terras cultiváveis.
Depois de destruírem a capital judaica, o povo judeu foi proibido de retornar à Palestina. Esse episódio, conhecido como Diáspora, fez com que os judeus ficassem dispersos em pequenas comunidades ao redor do mundo.
A migração sempre incluirá os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro (esses são os chamados imigrantes). Imigração significa “se mudar para”. A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem.
Imigração: entrada de estrangeiros em um país. Estabelecimento de indivíduos em cidade, estado ou região, que não é de sua origem. Emigração: saída espontânea de um país; movimentação de uma para outra região de um mesmo país; sair de um lugar ou país de onde vive, para viver em outro provisório, ou definitivamente.
Qual é a diferença entre imigração, emigração e migração? ... Emigração: Movimento de saída de pessoas do seu país de origem. Migração: Movimentação de pessoas de um país ou região para outra., incluindo o movimento de saída de um país (emigração) e o movimento de entrada em um país (imigração).
Emigrar = sair do país: Milhares de venezuelanos emigram para os países vizinhos. ... Imigrar = entrar no país: Na América, a Colômbia abriga o maior número de imigrantes venezuelanos. Seis milhões de libaneses imigraram para o Brasil. Migrar = movimentar-se: Durante o período de seca, nordestinos migram para o Sudeste.
O fluxo migratório no Brasil está mudando. Enquanto durante décadas o Sudeste foi o principal destino dos imigrantes, atualmente é o Centro-Oeste a região que mais os recebe.
Atualmente, o movimento que mais chama a atenção é o de volta aos locais de origem. Muita gente, por exemplo, está deixando o Sudeste e voltando para o Nordeste: o crescimento do volume de migrantes nesse fluxo foi de 19% entre os períodos de 1995-2000 e 1999-2004.
O que atrai imigrantes? Os países com estabilidade financeira, apoio e cumprimento dos direitos humanos são algumas dessas atrações para os povos refugiados. Segurança, qualidade de vida, saúde, estudo e trabalho são desejos da maioria dos imigrantes.