É como se fosse o processo inverso ao de escrita do texto. Você vai identificar e separar os tópicos principais do texto. Quais são as idéias defendidas.
2. Quanto aos recursos para a produção de sentido, é correto afirmar que. ... a coesão se refere à articulação dos elementos de sentido e a coerência às relações entre elementos linguísticos. a coesão se refere às relações respeitantes à unidade temática do texto.
Assinale a alternativa correta. O papel do professor é fazer a leitura em voz alta e fornecer a sua versão ou interpretação dos textos, pois assim os alunos passam a formular as próprias interpretações. ...
Questão 7 Quais são os distúrbios de aprendizagem específicos que afetam, respectivamente, a leitura, a expressão escrita e a fala? Assinale a alternativa correta. c) Dislexia, disgrafia e dislalia.
Embora sejam ações distintas, é recomendado que alfabetizar e letrar aconteçam de maneira paralela, entendendo os conceitos como complementares. Ou seja, a formação ideal considera alfabetizar letrando, onde toda criança deve ser alfabetizada ao mesmo tempo em que é letrada.
Alfabetização é o processo de aprendizado da leitura e da escrita. Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. ... Alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever. Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.
Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever. A expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o domínio mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual.
Compreende-se por letramento ou literacia o resultado da ação de ler e escrever, entendendo a linguagem como prática social. ... A prática, nesse contexto, é um fenômeno social que não se limita somente ao espaço e às relações escolares, mas abrange uma nova visão sobre as modalidades de leitura e escrita.
1º e 2º ano
Para oferecer um ensino de qualidade se torna essencial alfabetizar letrando, pois algumas vezes os alunos sabem ler e escrever, mas não são capazes de produzir, interpretar e compreender textos. ... condição de interação com diferentes gêneros e tipos de leitura e escrita, com diferentes funções envolvendo tais práticas".
Para que garanta a alfabetização, o docente precisa estar qualificado em relação ao domínio dos conceitos e teorias de aprendizagens no processo de construção da escrita, assim como às estratégias de leitura.