O conceito de sobreimplicação, que permite uma melhor compreensão do conceito de implicação, poderia ser definido como uma impossibilidade de analisar a implicação. ... O fato de o pesquisador achar que a escola é desejável, torna seu trabalho de análise particularmente complicado.
Análise Institucional ou Socioanálise Trata-se de uma análise sustentada pelo coletivo, que assume a tarefa de pesquisar, questionar e analisar a história, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da organização, além dos dispositivos, práticas e agentes grupais.
adjetivo Capaz de instituir, de estabelecer, fundar algo novo; instituidor, fundador: poder instituinte do judiciário. Que tem poder para designar ou nomear alguém; designante. Etimologia (origem da palavra instituinte). Instituir + nte.
Autoanálise: conjunto de esforços sistemáticos de uma pessoa visando à compreensão de sua própria personalidade, sem recorrer à ajuda de outrem. Autogestão: gerenciamento de uma empresa pelos próprios empregados, que são representados por uma direção ou por um conselho gestor.
Autogestão é a administração de um organismo pelos seus participantes, em regime de democracia direta. Em autogestão, não há a figura do patrão, mas todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições. Em geral, os trabalhadores são os proprietários da empresa autogestionada.
Análise que um indivíduo faz a si próprio. Plural: auto-análises. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoanálise. ... Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoanálise.
A instituição é o nível da lei ou da Constituição que rege todo o tecido de uma formação social; está acima dos estatutos das organizações. Ainda, segundo Lapassade, a instituição pode ser considerada o brique-braque das determina- ções daquilo que atravessa os grupos de relação face a face numa organização social.
Para Bleger (1984), a psicologia institucional se caracteriza como uma forma de intervenção psicológica com significado social e o trabalho do psicólogo, voltado para as instituições com o objetivo de promover a saúde de seus integrantes, em sua totalidade, a partir das relações pessoais e grupais.
A Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Surgiu na Argentina na década de 60 e difundiu-se no Brasil através do estado de Rio Grande do Sul.
Por instituições, entende-se um conjunto de restrições, construídas pelos indivíduos, para estruturar as interações sociais (econômicas e políticas), enquanto que por inovação, entende-se uma nova combinação de fatores para atingir resultados superiores.
José Bleger (1922-1972) Psiquiatra e psicanalista argentino, Marxista e militante comunista. Histórico • Desde a década de 60, José Bleger torna-se um autor conhecido por nós, por seus trabalhos sobre a psicanálise, psicologia, grupos e Instituições.
adjetivo Relacionado com as organizações públicas que atendem às necessidades de uma sociedade; oficial: campanha institucional de vacinação. Característico de uma instituição, do conjunto de normas em benefício de interesses coletivos e sociais; : programa institucional.
Institucional é um adjetivo de 2 gêneros que classifica algo que é relativo a uma instituição. ... O verbo institucionalizar significa atribuir a característica de instituição e também pode ser o sinônimo de oficializar.
É qualquer material, criado ou não pela organização beneficiada, que tem como principal objetivo informar ou chamar a atenção do público para as características, realizações ou valores de uma marca. ... Esses conteúdos podem dizer muito sobre o perfil da empresa, além de promover uma percepção humanizada da marca.
A comunicação institucional é a área responsável por zelar pela imagem e reputação de uma empresa, de modo a estabelecer ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (funcionários) ou externos (clientes, acionistas, fornecedores, comunidade, imprensa e etc).
A comunicação institucional ou comunicação corporativa é o tipo de comunicação cujo intuito é informar os públicos interessados das decisões da organização, seus conceitos e filosofias. Ela é imprescindível para que a organização alcance lugar de destaque no mercado.
A comunicação é entendida como a transmissão de uma mensagem; para isso é necessário um emissor e um receptor. Conseguimos intencionar uma mensagem através da fala, gesto, imagem ou som. Utilizando a comunicação através da linguagem conseguimos expressar informações, sentimentos e emoções de forma mais complexa.
Comunicação é o ato de trocar informações entre quem envia a mensagem e quem a recebe. Sua finalidade é estabelecer uma troca , ... Há também comunicação nao verbal feita por figuras apenas que transmitem informações.
Podemos definir que Comunicação e Expressão não é somente aquilo que se transmite, mas também tudo aquilo que o outro interpreta, ou seja, quanto maior a clareza, melhor a compreensão do que se comunica, sendo fundamentais os seguintes elementos: Emissor - quem emite a mensagem.
Ao contrário do que muitos pensam, ter uma boa comunicação não significa ter um vocabulário vasto. Significa saber se comunicar para que você seja compreendido de forma eficaz e clara. E as pessoas que investem seu tempo para se dedicar a comunicação, tendem a construir níveis de confiança muito mais elevados.
O que influencia uma boa comunicação?