EQST

O Que Lei Penal No Tempo E No Espaço?

O que é lei penal no tempo e no espaço?

Lei penal no espaço. ... O código penal brasileiro adotou a teoria da ubiquidade, diferente da lei penal no tempo onde adotamos a teoria da atividade, onde o tempo do crime é considerado no momento da ação ou omissão.

O que é Ultratividade e retroatividade da lei?

Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada. Depreende-se do art.

O que é o princípio da ultratividade?

Ultratividade diz-se de uma lei quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência (vide revogação). ... Da mesma forma, as leis temporárias e as excepcionais são ultrativas, pois aplicam-se aos fatos ocorridos durante a sua vigência, mesmo após auto-revogadas.

O que se entende por novatio legis in mellius?

Trata-se de hipótese da retroatividade da norma penal, disciplinada no art. 2º do Código Penal , in verbis: "A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado".

O que é atividade e Extratividade da lei penal?

A lei penal, mesmo depois de revogada, pode continuar a regular fatos ocorridos durante sua vigência ou retroagir para alcançar aqueles que aconteceram anteriormente à sua entrada em vigor. Essa possibilidade que é dada à lei penal para se movimentar no tempo chama-se extra-atividade.

O que é Extratividade?

A extratividade é a capacidade maleável que a Lei Penal encontra para regulamentar no caso concreto, fatos que ocorreram dentro da sua vigência, e que de alguma maneira já não está mais em vigor, devendo...

Quanto à Extratividade da lei penal Pode-se dizer?

A extra-atividade da lei penal constitui exceção à regra geral de aplicação da lei vigente à época dos fatos. Como decorrência do princípio da legalidade, aplica-se, em regra, a lei penal vigente ao tempo da realização do fato criminoso (tempus regit actum).

O que é revogar a lei?

Significa deixar de vigorar, de ter efeito ou de ser válido. Consiste em anular algo, como alguma lei ou algum dispositivo legal, por exemplo. É o ato que implica em tirar os efeitos de alguma decisão, lei, ordem etc.

Qual a diferença de revogar e anular?

Enquanto a revogação tem como objeto um ato válido, a anulação se materializa diante de um ato nulo, ilegal, que afronta a lei e não respeita seus requisitos.... Então, lembre-se: Ato ilegal é passível de anulação e ato válido suscetível de revogação.

Quem pode revogar uma lei municipal?

Assim, cabe ponderar que, em sendo concorrente a competência tributária, poderia o município revogar lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar a planta de valores genéricos para fins de composição do valor venal dos imóveis urbanos.

Qual é a diferença de revogação e veto?

A revogação ocorre quando a norma perde a sua vigência. O veto, por sua vez, ocorre no processo de elaboração da norma, ou seja, ainda não se trata de norma, pois para tanto é necessária sua aprovação. ...

Quais são as espécies de revogação?

Tipos

  • Revogação expressa: a lei indica o que está a ser revogado.
  • Revogação tácita: a norma revogadora é implícita e a revogação resulta da incompatibilidade entre as normas. ...
  • Revogação de facto: Quando a norma cai em desuso.
  • Revogação total (ab-rogação): a lei posterior/superior, revoga todo o diploma anterior/inferior.

Em que consiste a revogação da norma é o que leva a sua ocorrência?

Quando uma norma menciona expressamente a norma afetada, temos a revogação expressa. Quando uma norma cuida de um assunto de forma incompatível com uma norma anterior, ou trata da matéria inteiramente, de forma que a normação anterior resta substituída, temos a revogação tácita.

O que quer dizer revogadas as disposições em contrário?

De fato a revogação expressa das leis contrárias seria mais efetiva, contudo, é comum a presença da expressão "revogam-se as disposições em contrário" nas leis e demais atos normativos . Quer-se dizer que estipulações anteriores e contrárias ao que dispõe a lei atual estão revogados.

Como é feita a revogação de uma lei?

A revogação da lei pode ser expressa, quando a nova lei menciona a revogação da anterior. Ou seja, a revogação expressa indica as normas da lei anterior que estão revogadas ou a lei nova se limita a informar que se revogam as disposições em contrário.

Quem pode revogar uma portaria?

Como é um ato perfeito, que não mais interessa à Administração Pública, só por ela pode ser revogado, não cabendo ao Judiciário fazê-lo, exceto no exercício de sua atividade secundária administrativa, ou seja, só pode revogar seus próprios atos administrativos. ...

Como saber se a lei foi revogada?

Tente acessar o site do Ministério do Trabalho e veja se o encontra em Legislação ou em Publicações. Geralmente o Ministério do Trabalho traz a norma com a mensagem de sua revogação, quando ocorre.

Quando é que uma lei é revogada?

A revogação é o fenômeno pelo qual uma lei perde a sua vigência. ... Quando for revogada por outra lei: nesse caso a nova lei terá algumas opções, podendo revogar a totalidade do conteúdo da lei anterior, (resultando a ab- rogação) ou revogar tão somente alguma parte determinada (verificando a derrogação).

Quando a lei pode ser revogada?

A revogação pode ser expressa ou tácita, ou seja, pode uma lei ser revogada até mesmo sem vir expresso no texto da nova lei. Nos termos do art. 2.º, § 1º, da LINDB, haverá revogação tácita quando lei posterior regular inteiramente matéria de que tratava a lei anterior ou que com ela seja incompatível.

É possível uma lei que foi revogada e perdeu a sua vigência voltar a ganhar vigência se sim em quais situações?

Conforme a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, como regra, a lei revogada se restaura quando a lei revogadora perde sua vigência, instituto conhecido como repristinação. Comentários: Em regra, SÓ OCORRE A REPRISTINAÇÃO EXPRESSA, ou seja, só ocorre a repristinação quando estiver expressa na lei.

Como pode acontecer a perda da vigência de uma lei?

A lei perde a sua vigência em algumas situações específicas como: na revogação por outra lei, desuso e desuso de tempo. Alguns tipos de revogação: Revogação expressa: é o cancelamento ou anulação de um texto ou norma por escrito. ... Revogação de fato: Quando a norma cai em desuso.

Em que situação é possível uma lei passar a ter vigência imediatamente a sua publicação?

“De acordo com o art. 1º do Decreto-Lei nº 4.

O que é vigência da norma jurídica?

A vigência de uma norma é a possibilidade, em tese, de ela produzir efeitos, limitando comportamentos e sendo utilizada pelos tribunais. Como regra, uma vez que a norma jurídica se torna válida ela passa a ter vigência (pode produzir efeitos). No caso das leis, há uma exigência especial derivada da Lei Complementar n.

O que quer dizer com início de vigência?

Início da vigência Geralmente, uma norma entra em vigor no momento de publicação do texto legal que a veicula. No entanto, pode ser estabelecido no próprio texto legislativo que a norma só passará a viger após certo período de tempo contado a partir da publicação.

O que significa estar em vigência?

Entende-se por duração ou prazo de vigência o período em que os contratos firmados produzem direitos e obrigações para as partes contratantes.

O que significa benefício com início de vigência?

Isso significa que, você já pode solicitar a sua aposentadoria. Se você completou 35 anos de contribuição depois dessa data , você entrou em uma das regras de transição para se aposentar e precisará investigar quanto tempo mais precisará contribuir/trabalhar para isso.