1. Gradeamento. A água residual que vem das residências deve conter cerca de 1% de sólidos e 99% de material líquido. Em razão disso, a primeira etapa do procedimento é a retenção de materiais mais grosseiros, como o lixo, em um filtro formado por grades.
Na unidade de gradeamento ficam retidos os sólidos de dimensões superiores ao espaçamento das barras e que não foram removidos no gradeamento à montante das estações elevatórias. ... Os sólidos removidos nas unidades serão depositados em caçambas e encaminhados ao local de aterramento.
Confira as etapas do tratamento de esgoto:
O tratamento primário constitui-se de processos físico-químicos que buscam remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes e matéria orgânica. Esses processos constituem diversas etapas. Primeiro, são inseridos produtos químicos nos efluentes para neutralização da carga.
No tratamento primário, o esgoto percorre unidades de sedimentação, conhecidas como decantadores primários, onde flui lentamente permitindo que os sólidos em suspensão, de maior densidade que a água, precipitem e se acumulem no fundo dos tanques.
O que é tratamento primário, secundário e terciário? O Tratamento Primário envolve unidades de tratamento que adotam decantadores primários, processos exclusivamente de ação física. Estes promovem a sedimentação das partículas em suspensão.
Os tratamentos terciários de efluentes consistem em técnicas físico-químicas ou biológicas para a retirada de poluentes específicos que não foram retirados pelos outros processos mais comuns.
Logo, o tratamento secundário baseia-se na utilização de processos biológicos que, através de tecnologias, são acelerados para que a matéria biodegradável seja consumida e, por fim, gere um efluente tratado.
Os principais tipos de tratamentos de efluentes são classificados em primários, secundários e terciários. ... Por isso, os efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados nas águas. O tratamento ideal para cada tipo de efluente é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes.
O processo convencional tem como objetivo a remoção da matéria orgânica com uma eficiência de aproximadamente 90% e consiste em duas fases: líquida e sólida.
O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado.
Quinta etapa: Aeração O líquido filtrado na quarta etapa é transferido para um novo tanque, onde há bactérias que realizam a decomposição do material orgânico (resto de fezes) que ainda permanece no esgoto. Para acelerar o trabalho das bactérias, uma generosa quantidade de ar é adicionada ao líquido.
Para instalar a rede de esgoto residencial corretamente será necessária a ajuda de um instalador hidráulico ou engenheiro durante o processo. Isso porque para comprar os materiais acima na quantidade certa será necessário fazer o dimensionamento de rede de esgoto residencial.
50 cm
Conheça a caixa de inspeção Como funciona: Ela fica instalada a no máximo 25 metros da caixa de gordura e para fazer a inspeção, basta abrir a tampa. Assim você vai acessar alguns trechos da tubulação e vai poder fazer a manutenção ou desobstruir esses trechos.
A limpeza é bem simples e exige bastante trabalho manual. Na maioria dos modelos, use as luvas para proteger as mãos e abra a tampa da caia de gordura com a chave de fenda. Se ela tiver um cesto de limpeza, basta retirá-lo pela alça e jogar toda a gordura dentro da sacola plástica.