Função composta e função inversa Dada uma função f: A → B, bijetora, denomina-se função inversa de f a função g: B → A tal que, se f(a) = b, então g(b) = a, com aϵA e bϵB. Em suma, uma função inversa nada mais é do que uma função que “reverte” o que foi feito.
Regra de composição da função inversa Isso acontece porque, se f e g são inversas, compor f e g (em qualquer ordem) cria a função que, para toda entrada, retorna essa mesma entrada.
Como se determina a lei de formação da função inversa? Para encontrar a lei de formação da função inversa, precisamos inverter as incógnitas, ou seja, trocar x por y e y por x, e posteriormente isolar a incógnita y. Para isso, é importante que a função seja inversível, ou seja, bijetora.
Se f tiver uma inversa, então os gráficos de y = f(x) e y = (x) são reflexões um do outro em relação a reta y = x; isto é, cada um é a imagem especular do outro com relação àquela reta.
Uma função f é 1-1 se nenhuma reta horizontal encontra o seu gráfico mais do que uma vez. Seja a função f(x) = x2 cujo domínio é o conjunto de todos os números reais. Note que f(-1) = f(1), isto é, 1 e -1 têm a mesma imagem; a função não é 1-1.
f(5)=17.
A função f(x) = x² + x é considerada uma função do 2º grau. Nesse caso ela representa o quadrado de um número adicionado ao próprio número.
1- É DADO QUE F(X)=2X+B, EM QUE B É UMA CONSTANTE , TAL QUE F(3)=12. OBTENHA O VALOR NÚMERIO DE F(12). 2- SEJA F(X)=AX+B, EM QUE A E B SÃO CONSTANTES, TAIS QUE F(1)=5 E F(2)=8.
função --- é dado que f(x) = 2x + b, em que b é uma constante, tal que f(3) = 12. Obtenha o valor numérico de f(12) vitoriafreitasg está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Pela definição de função afim, temos que ela é determinada pela seguinte expressão f(x)=ax+b, ou seja, para determinar tal função, basta encontrarmos os coeficientes a, b. Veremos que para descobrir estes coeficientes precisamos apenas de dois pontos e o valor da função nesses pontos.
Para achar a e b na função afim devemos encontrar pelo menos dois pontos (x,y) que correspondem as condições de contorno do modelo. Em seguida, é preciso substituir os valores na função e montar um sistema de equações que, ao ser resolvido, mostrará os valores de a e b da função afim.