As indulgências eram as vendas dos perdões por certos pecados cometidos. Tratava-se de uma prática comum na Igreja Católica no fim da Idade Média e início da Era Moderna, dando origem à abusos por parte do clero católico.
As indulgências consistiam na remissão completa dos pecados cometidos por um indivíduo por meio de pagamento monetário, teoricamente calculado com base na posição social e cada pecado que deveria ser perdoado.
Resposta. Explicação: A venda de indulgencias incluía o comércio de objetos "santos" e "sagrados" também eram vendidos pela igreja aos fiéis, de modo que eles acreditavam que eles teriam poderes milagrosos, que poderiam ajudá-los a superar suas dificuldades, conseguir a salvação, etc.
A venda de indulgencias era uma prática da Igreja Católica durante a Idade Média onde vendia-se a promessa de remissão dos pecados, a salvação divina, "terrenos no céu" e a promessa da eternidade.
Para os que não podem sair de casa (idosos, enfermos, pessoas restritas de movimentação pela autoridade pública), concede-se a Indulgência Plenária à intenção aos que rezarem uma oração piedosa pelos defuntos, diante de uma imagem de Jesus ou da Virgem Maria, ou ainda que realizem uma obra de misericórdia oferecendo-se ...
Rezar e oferecer o sacrifício Eucarístico e orações por estas almas que sofrem. Purificam-se. E que sonham um estar perto de Deus. Que esta devoção tenha um lugar especial na sua espiritualidade cristã e que as almas do purgatório, que sofrem por não estarem diante de Deus.
As indulgencias são o perdão dos pecados, podendo ser elas as plenárias ou comuns. Muito discutida na Igreja Católica na época de Padre Lutero e hoje muito bem acolhida pelos sacerdotes, sem a conotação de antigamente, mas como perdão pleno dos pecados.
Resposta. Bom, de acordo com o monge Martinho Lutero, a questão da indulgencias ia além do simples fato de "vender a salvação", pois contradizia os ensinamentos bíblicos do cristianismo verdadeiro, ou seja, a igreja já estava perdendo sua identidade e necessitava urgentemente de uma reforma em suas bases ideológicas.
Dois anos mais tarde, o papa Leão 10 ameaça puni-lo caso não revogue suas teses; em dezembro de 1520, o rebelde queima a bula papal em protesto, além de um livro de leis católicas e várias obras de seus opositores. Agora Martinho Lutero rompera definitiva e irreversivelmente com Roma.
Com a publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517, o teólogo desencadeou a Reforma Protestante. Para entender a agitação que Lutero desencadeou com suas 95 teses, é preciso voltar à época em que ele viveu. ...
Resposta. _ Diminuição da interferência da igreja Católica no poder político dos monarcas. _Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista).
Muitos recorreram e abusaram das teses de Lutero como justificativa de liberdades estatal nacional, social e política. Lutero não descobriu a liberdade moderna, ele fortaleceu uma dialética, através da qual a liberdade é reconhecida como um processo ambivalente.
- Diminuição da interferência da Igreja Católica no poder político dos monarcas; - Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista); - Reação da Igreja Católica (Contra-Reforma) ao movimento de Reforma Protestante.
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
A Reforma Protestante ou Luterana impactou não apenas o mundo religioso, mas também a sociedade como um todo. Através dela foram abertas as portas para a Idade Moderna, trazendo à tona discussões que levaram ao incentivo da educação e ao amadurecimento do pensamento crítico.
A reforma protestante foi o ato de protestar contra a doutrina da igreja católica da época, quanto a sua importância, podemos dizer que foi de grande importância, pois além de parar com as atrocidades cometidas pela igreja católica na época abriu possibilidades para a criação de outra religiões.
Resposta. Resposta: ideias dos humanistas, o crescimento da análise textual e o Renascimento do Norte mudaram a paisagem intelectual. Eles encorajaram muitos reformadores da Igreja, como Martinho Lutero, e mais tarde romperam com Roma e dividiram a Europa em dois campos confessionais, o protestantismo e o catolicismo.
O Renascimento influenciou a Reforma Protestante como um grande movimento cultural de contestação da ordem política, econômica e social então vigentes, ordem esta que era em grande parte ancorada na autoridade ideológica da Igreja Católica.
As Reformas Protestantes foram uma reação teológica e política contra o "monopólio" da Igreja Católica sobre o Cristianismo na Europa Ocidental e a sua influência nas questões sociais do período.
Reformar o lar é sempre necessário e motivos nunca faltam para isso: problemas no projeto ou desgastes dos materiais por conta do tempo ou simplesmente para renovar o ambiente. Residências antigas podem ficar renovadas quando a reforma é bem planejada e executada. ...