EQST

O Que Fenologia Do Feijo?

O que é fenologia do feijão?

A fenologia representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes etapas: germinação, emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento, frutificação, formação das sementes e maturação. ...

Qual é o ciclo vegetativo do feijão?

Desde a semeadura até a colheita as variedades de feijão tipo II tem duração média de 82 a 95 dias. O período de florescimento para este tipo pode variar de curto e médio, sendo entre 10 a 15 dias. Tipo III tem ciclo de 85 a 100 dias, o que resulta em florescimento com período maior.

Quantos dias o feijão Flora?

O florescimento teve início entre 47 e 49 dias após o plantio.

Quais os sintomas da antracnose na cultura do feijão?

Os sintomas típicos da doença são lesões necróticas de coloração marrom-escura nas nervuras na face inferior da folha (Figura 1A). Estas lesões muitas vezes podem ser identificadas também na parte superior das folhas, com halo amarelado, assim como podem estender-se ao limbo foliar, dependendo da severidade.

O que acontece com o grão do feijão em cada fase?

O crescimento é longitudinal. O estádio termina quando as vagens atingem o comprimento máximo. Essa fase começa com o enchimento dos grãos e o consequente aumento do volume das vagens. Ao final dessa fase, as sementes perdem a cor verde e começam a mostrar as características da cultivar.

Qual é o ciclo do feijão-caupi?

1 - Ciclo superprecoce: maturação em até 60 dias. 2 – Ciclo precoce: maturação entre 61 e 70 dias. 3 – Ciclo médio: maturação entre 71 e 90 dias. 4 – Ciclo médio-precoce: maturação entre 71 e 80 dias.

Quanto rende 1 kg de feijão plantado?

“Cada 1kg plantado, me rendeu 60kg de feijão biofortificado” - BioFORT.

Qual o feijão que produz mais rápido?

O “Imperador”, variedade apresentada pelo centro de pesquisas ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem um ciclo de 75 dias, 15 a menos que dos feijões convencionais, o que pode garantir maior produtividade na lavoura, além de facilitar o revezamento com outras culturas, como o ...

Qual parte do feijão se desenvolve primeiro?

INTRODUÇÃO A semente do feijão é composta pelo embrião, que será futuramente a planta; por dois cotilédones, que são a reserva de energia; e pela casca, que inicia o momento da germinação e protege a semente (GONÇALVES et al., 2019).

Quanto tempo demora para crescer o feijão?

100 dias A colheita pode ser feita manualmente ou através do maquinário adequado quando as vagens do feijão estiverem secas ou começando a secar. Isso ocorre cerca de 80 a 100 dias após a germinação.

Quais as fases de desenvolvimento da semente?

As sementes são formadas a partir da fecundação pela união dos gametas. ... O tubo polínico atravessa o estilete e realiza a fecundação quando uma das células espermáticas do grão de pólen passa pelo tubo polínico e funde-se ao núcleo da oosfera, formando o embrião da semente.

Por que o feijão cresce mais rápido no escuro?

Crescimento Vegetal: O feijão que germinou na claridade foi normal, enquanto o crescimento do feijão que germinou no escuro foi mais rápido, pois o grão foi à procura de luz solar para realizar a fotossíntese futuramente. ... A fotossíntese é essencial para a planta, pois é a partir dela que a energia é obtida.

Qual o espaçamento do Feijão-caupi?

A cultura do feijão-caupi semeada nos espaçamentos de 40 cm e 50 cm apresentou maior produtividade do que quando semeada no espaçamento de 60 cm.

Quais os aspectos importantes devem ser considerados na escolha do cultivar de feijão?

Alguns aspectos importantes devem ser considerados na escolha de uma cultivar de feijão-caupi, quais sejam: Ciclo (superprecoce: maturação em até 60 dias; precoce: 61-70 dias; médio: 71-90 dias; médio-precoce: 71-80 dias; médio-tardio: 81-90 dias; e tardio: maturação acima de 90 dias).

Quantos quilos de feijão para plantar um hectare?

1.300 kg Diante da procura que é sempre alta, a agricultura precisa se reinventar frequentemente para aumentar a produção de feijão por hectare, visto que atualmente a média nacional é equivalente a cerca de 1.300 kg/ha.