As melhores maneiras de acalmar um bebê agitado
5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda
Seu bebê, muito provavelmente está com sono. Essa rejeição do seio se dá porque a criança está tão cansada que não consegue se aconchegar nem mamar direito. Fica irritado porque quer dormir e não mamar. Entretanto, como já está muito cansado, não consegue entrar em estado de sono.
Quando o cansaço se acumula durante o dia, o bebé pode estar muito agitado na hora de dormir, o que se vai refletir no que os pais chamam de “luta contra o sono”. Na verdade, nada mais é do que uma incapacidade para desligar a agitação.
Se o seu filho não dorme bem, pode ser que esteja na hora de criar um ritual de sono. Assim como muitos adultos gostam de beber um chá ou fazer uma leitura leve antes de dormir, para o bebê também pode ajudar. O mais famoso deles é combinar o banho seguido de amamentação e ser colocado para dormir.
Em vários casos, o desconforto físico é o causador do problema. Um quarto muito quente ou frio, por exemplo, faz o corpinho despertar e chamar por ajuda. O mesmo acontece com a fralda que vaza, como a famosa e indesejável explosiva. Cólicas e até uma gripe ou virose levam a um bebê que não dorme a noite inteira.
O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.
O chá de camomila, erva-doce e louro ajuda a aliviar as cólicas em bebê e é recomendado que seja dada uma colherzinha de sobremesa para o bebê antes de mamar. A camomila é antiespasmódica e ligeiramente sedativa, e age atenuando a tensão física e emocional provocada pelas cólicas, ajudando assim a acalmar o bebê.
Alguns chás são bons para cólica de recém-nascido – funcho, camomila, erva-doce, poejo – e são usados há séculos, poderia-se afirmar, com ótimos resultados. Só que um bebê alimentado ao peito não deveria tomar chás de nenhuma espécie!
Camomila A camomila é a melhor escolha quando se trata de chás que ajudam você a descansar melhor.
Como aliviar cólica do bebê
Feijão, couve e brócolis Esses três alimentos são conhecidos por gerarem muitos gases no nosso organismo. O que pode causar gases e cólica no bebê. Portanto, para evitar noites longas e sofridas por causa da cólica evite comer alimentos que produzam gases como esses.
Um bom calmante natural para bebês é o chá de camomila com erva doce, que além de acalmar, favorecer o sono e auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.
11 truques para o bebê dormir tranquilamente
6 dicas para dar um banho relaxante no bebê
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
Devo adoçar a bebida antes de oferecer à criança Se ele insistir, use opções mais saudáveis que o açúcar branco, como o mascavo, o demerara, o melaço ou até mesmo o mel.
Procure oferecer frutas em temperatura ambiente. Afinal, a criança está acostumada ao leite morno, e não gelado. Não é preciso adoçar o suco, pois as frutas tem frutose, que é um açúcar natural. Apenas as frutas mais ácidas, como limão e maracujá, devem ser adoçadas, e mesmo assim, com pouca quantidade de açúcar.
Recomenda-se não consumir açúcar de nenhum tipo (refinado, cristal, mascavo, mel, melado, rapadura, etc) durante os dois primeiros anos de vida da criança.
Adoçar o bico da mamadeira ou o leite com açúcar, achocolatados, mel ou outros similares.
BRINQUE COM DIFERENTES TEXTURAS Para deixá-lo mais cremoso, acrescente cereais, como aveia, farinha de linhaça ou chia, bata no liquidificador e espere alguns minutos antes de servir. As fibras dos cereais absorverão a água do leite e ele ficará com uma textura mais cremosa.
O açúcar pode ser consumido, porém em quantidade muito reduzidas. O consumo em excesso pode desencadear processos indesejáveis como a obesidade. ATENÇÃO! Até o sexto mês de vida o bebê deverá ser alimentado exclusivamente com o leite materno.
Quanto mais madura a banana, mais gosto de banana vai ficar. Se não quiser adoçar com a banana, uma opção é bater com uva passa, mel (acima de 1 ano) ou então açúcar demerara, mas nas duas últimas opções, lembrem que o hábito do doce é do adulto, não da criança, por isso, moderem!
Os engrossantes normalmente são feitos com base na maisena, que é muito utilizada para fazer mingaus também. Porém, o ideal é que esse tipo de mingau seja dado apenas quando o bebê estiver um pouco mais velho, depois do seu primeiro ano de vida e com uma alimentação um pouco mais equilibrada.
Na alimentação do bebê aos 6 meses, deve-se iniciar a introdução de novos alimentos no cardápio, intercalando com as mamadas, seja a natural ou em fórmula....Cardápio para o bebê de 6 meses.