Como amansar uma calopsita
Folhagens naturais e brinquedos de roer são vitais para assegurar que seu pássaro possa trabalhar a mastigação corretamente. Quanto mais brinquedos diferentes para a calopsita brincar, mais feliz ela será. Antes de adicionar folhagens e galhos à gaiola, pergunte para um veterinário quais são seguros.
Calopsitas podem roer galhos para ingerir os minerais da madeira. O instinto de um pássaro vai levá-lo a suplementos dietéticos eficazes, e o animal vai roer material não-comestível para obter a nutrição necessária ao seu desenvolvimento.
Como fazer carinho na calopsita O carinho deve ser feito principalmente na cabeça (incluindo o topete) e pescoço da ave, passando o dedo no sentido contrário ao das penas, num movimento de trás para frente, com muito cuidado e delicadeza.
O ideal é interagir em um ambiente tranquilo, com poucos ruídos. O tempo para as calopsitas também deve ser considerado. “Estes animais não conseguem se concentrar por mais de 15 minutos, então cada sessão deve ser feita dentro deste período”.
Quando sentir que ela já está mais à vontade com sua aproximação, abra a porta da gaiola, ofereça algum petisco, chame a calopsita e espere que ela vá até você, Assim que a pet começar a se aproximar sem medo, tente fazer carinho nela.
Não cubra a gaiola totalmente com tecido tipo blackout, prefira tecidos que passem luz natural. Sempre limpe a gaiola e o ambiente em que ela está. Isso evitará a visita de baratas, insetos e roedores. Quando se aproximar da gaiola, vá falando com a Calopsita para evitar que ela se assuste.
Como saber se minha calopsita está com calor? “Normalmente, quando uma ave está com muito calor, ela fica com o bico aberto”, explica Amanda, alertando que esse deve ser o primeiro sinal observado pelo tutor. Outra dica importante para notar calopsita com calor é ficar atento ao aspecto da plumagem.
Dicas para manter aquecida a calopsita no frio
Por mais que as aves gostem de ficar do lado de fora de casa, em um dia frio o melhor é buscar proteção. Coloque a gaiola em um ambiente fechado e longe das correntes de vento. O passarinho pode estranhar em um primeiro momento, mas logo se acostumará com o ambiente e estará protegido da baixas temperaturas.
É importante observar se o fato da calopsita não comer está diminuindo sua atividade e estado de alerta, do contrário, pode ser um indicador de problemas. Uma ave doente que não come direito não consegue manter sua temperatura corporal e então fica encorujada para manter-se aquecida.
Se você está pensando em higienizar sua ave doméstica, saiba que a calopsita toma banho, sim! Na verdade, as penosas adoram brincar com a água e se divertem durante a ducha! Oferecer oportunidade de se limpar é importante e recomendado, já que esse é um hábito comum entre os pássaros domésticos.
80 dias
A frequência da alimentação varia de acordo com a idade do filhote. Nos primeiros dias, o ideal é oferecer a quantidade indicada pelo veterinário ou pelo fabricante entre seis e oito vezes ao dia. A partir daí, vá diminuindo a frequência até chegar a quatro refeições por volta dos 30 dias de vida.
Gaiolas de cria não servem como gaiolas de reprodução, pois estas devem ser bem maiores, o suficiente para casal e filhotes até 60 dias e nisto estamos falando de calopsitas.