Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás.
Além dos ataques a outras abelhas, a Irapuã destrói os botões florais de algumas plantas. ... Quando as plantas estão em flor, o prejuízo é ainda maior, pois a Irapuá faz um orifício nos botões florais, prejudicando a frutificação. O crescimento das plantas também é retardado devido ao ataque destas abelhas.
Use iscas atrativas ou pulverize toda a planta. As aplicações devem ser feitas, preventivamente, durante todo o período de desenvolvimento do fruto, e suspensas antes do seu amadurecimento. Os produtos com bons resultados no controle são triclorfon (0,30%) e fention (0,1%).
Trigona spinipes
Essa espécie possui coloração negra e brilhante, com as asas bem negras, ou fumadas, e o abdômen negro, com 2 pontos na cor prata (ou 1 listra prata). A entrada do ninho da abelha Tubuna possui forma de funil e é construída com cerume escuro.
Muito agressivas, as abelhas africanas (Apis Mellifera Scutellata-africanas), tristemente célebres, procedente de um cruzamento com uma raça importada da África, em 1956, colonizou, desde então, todo o Continente Norte e Sul Americano, onde causou grande número de mortes.
Uma pessoa normal pode seguramente tolerar 10 picadas por quilo de peso corporal. Isso significa que um adulto poderia suportar mais de 1.
Conhecida como a abelha-gigante-de-wallace (Megachile pluto), a espécie recebeu o nome do naturalista e explorador britânico Alfred Russel Wallace, que descobriu a espécie em 1858.
Confira lista com a seleção dos 10 insetos mais perigosos do...
Não é por mal Antes que você saia por aí julgando esse inseto tão bonitinho, saiba que a joaninha-arlequim se tornou uma predadora perigosa sem querer.
O animal mais perigoso do Japão não é o lobo, nem o urso, nem o tubarão! Ele é muito “menor” e pode estar ao seu lado: é a vespa mandarina! (Vespa Mandarinia Japonica).
Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo. A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.
Em inglês, é “bullet ant” (formiga bala), cientificamente é Paraponera clavata, mas vulgarmente é conhecida como formiga-cabo-verde tocandira, tocanguira, tocanera ou tocantera. Todas estas últimas são uma derivação que vem do tupi tukã'di, que significa literalmente “fere muito”.
Confira abaixo alguns tipos de formigas venenosas.
Acredite ou não, existe uma escala de dor das picadas de insetos. Criada por um entomologista chamado Justin Schmidt, a Escala Schmidt classifica as ferroadas de 1 a 4: a mais “de boa” é a de uma formiga conhecida em inglês como fire ant – ou formiga de fogo.
Esses insetos se distribuem por todos os continentes, exceto os pólos. Ao total, existem cerca de 18.
Porém, as formigas só agem como pragas em ambientes alterados pelo homem, pois em áreas naturais fazem parte do equilíbrio ecológico.
A mais numerosa casta é formada pelas formigas operárias, que protegem a colônia e cuidam dos alimentos e dos ovos da rainha. Também fazem parte dessa microssociedade as fêmeas aladas e os machos, dupla que tem a função de acasalar e gerar novos indivíduos para o grupo.
As formigas chamadas de "cortadeiras" se alimentam de um fungo que criam no interior dos formigueiros. As folhas que elas cortam e carregam, às vezes por longas distâncias, servem como alimento para esses fungos.
Cubra fendas e rachaduras ocupadas pelas formigas com pimenta caiena. Mas faça isso fora do alcance dos animais domésticos, para que eles não tentem cheirar ou lamber a pimenta. Nas superfícies maiores, borrife a mistura de água e vinagre. Espalhe cascas de laranja em torno do alicerce da sua casa ou nos formigueiros.
Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas.
Para afastar estes seres incômodos da sua casa e quintal, confira algumas receitas caseiras!
Somente as colônias das saúvas muito jovens podem ser destruídas mecanicamente, por meio de escavação. Entre as quenquéns, porém, o desafio está na descoberta do local dos ninhos. Se não encontrados, distribua a cada 6 metros, no máximo, iscas granuladas no ambiente.
Use detergente biodegradável para acabar com as formigas Pode optar também por misturar o detergente com vinagre para combater esta praga. As quantidades a usar destes ingredientes são as seguintes: ½ copo de água, 2 colheres de detergente biodegradável, 2 colheres de vinagre.
Fáceis de achar, os formigueiros das quenquéns podem ser destruídos com aplicação de inseticida em pó. Outra opção é usar, em cada formigueiro, dez gramas de isca granulada em porta-iscas, ou ao lado de carreiros ou olheiros ativos.
Frascos plásticos: 1 kg. Regent® 20 GR é um inseticida indicado para o controle das pragas. Perfurar os cupinzeiros com o auxílio de um varão de aço e colocar o produto no interior dos ninhos em contato com a colônia central. Não há necessidade do fechamento do orifício aberto para aplicação.
Na prática, diluir uma tampa de refrigerante contendo cerda de 2,5 g Regente 800 em dois litros de água em uma garrafa pet descartável. Essa solução é aplicada com uso da própria garrafa pet de 2 L com tampa perfurada para esguichar o produto no olheiro do formigueiro.
Para um controle correto, utilize um varão de aço e faça um furo na vertical e no centro do cupinzeiro, aplicando o inseticida no interior deste. Outro método é retirar uma tampa transversal da superfície dos cupinzeiros e aplicar o produto espalhado sob a parte exposta, recolocando a tampa para o seu local de origem.
O princípio ativo da isca formicida (sulfluramida) age por ingestão. Por esta razão, as iscas são produzidas à base de polpa cítrica para atrair a formiga. O primeiro contato da formiga com o produto acontece no carregamento da isca para o interior do ninho.
Modo de Usar: Formigas (Atta sexdens rubropilosa): Preparar a calda na concentração de 20 ml de produto em 10 litros de água. Introduzir o produto no olheiro com o auxílio de uma mangueira. A quantidade da calda é suficiente para aplicação ao equivalente a uma área de 200m².