Ele trabalha na escavação de sítios arqueológicos que contenham objetos, marcas e registros relacionados às sociedades que ali existiram, e com seus conhecimentos de história consegue expandir teorias e pesquisas sobre as civilizações estudadas.
Os arqueólogos são cientistas que estudam documentos muito diferentes dos documentos escritos: são pedras, objetos, pinturas em rochas, vestígios de fogueiras há séculos apagadas. Todos esses são documentos de povos que viveram muitos e muitos anos atrás naqueles lugares em que se encontram os vestígios.
O arqueólogo estuda as sociedades e culturas humanas por meio de objetos fabricados e utilizados no passado. Com conhecimento de história, ele investiga e escava sítios arqueológicos e observa marcas deixadas num território com o objetivo de entender como ele foi ocupado.
O papel do historiador é muito importante para a sociedade, pois seu papel inclui as atividades de análise crítica dos acontecimentos do passado e de realizar o resgaste e a preservação da memória dos povos. Suas atividades são instigantes e envolvem assuntos ligados a acontecimentos que ocorreram há bastante tempo.
História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado.
Profissão Historiador: salário e carreira na área de HISTÓRIA