Padre Vicente de Paulo era um sacerdote católico da Ordem de São Francisco de Assis, francês, calado e modesto, que desde sua introdução na igreja preocupava-se com a situação de abandono dos pobres franceses.
Sacerdote francês nascido a 24 de abril de 1581, em Pouy, Gasconha, São Vicente morreu a 27 de setembro de 1660, em Paris. De origem humilde, trabalhou no campo até aos 15 anos mas os seus pais conseguiram mandá-lo estudar, apesar das grandes dificuldades.
São Vicente (São Paulo)
O que é Calunga: Calunga é o nome dado ao espírito ou divindade que se manifesta principalmente através da Umbanda. Estas entidades são popularmente conhecidas como “pretos-velhos”, e possuem um amplo conhecimento sobre diversos assuntos.
1. Acto de afincar. 2. Insistência em que há perseverança e tenacidade.
Calunga (kalunga) é o nome atribuído a descendentes de africanos escravizados fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades autossuficientes e que viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas próximas à Chapada dos Veadeiros, no atual estado de Goiás, no Brasil.
A comunidade Quilombola Kalunga está localizada no Brasil, na região nordeste do estado de Goiás. A área do Quilombo se estende pelos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros.
Chapada dos Veadeiros, abrangendo três municípios, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. A área do território quilombola Kalunga possui 262 mil hectares (ha) com, aproximadamente, 850 famílias quilombolas.
Atualmente vivem na comunidade de Vão de Almas 215 famílias, cerca de 1.
Levantamento da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, mapeou 3.
Desde o início do quilombo, os kalungas plantam gergelim juntamente com a roça de mandioca. Ao longo dos anos, selecionaram as sementes das variedades que mais se adaptaram à região.
Quilombolas são os atuais habitantes de comunidades negras rurais formadas por descendentes de africanos escravizados, que vivem, na sua maioria, da agricultura de subsistência em terras doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo.
Os quilombos, na era colonial e imperial, foram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes fugidos da escravização em busca de viver em liberdade. ... No Brasil colônia, o significado do termo não era distante do proposto pelos quilombolas.
No Brasil escravocrata, os quilombos serviram de refúgio para os escravos, contexto que representa além da sobrevivência a luta pela preservação da cultura afro, algo que tem importância até os dias ...