A História da Ciência procura estudar a construção do conhecimento de uma época dentro do seu próprio contexto. ... A História da Ciência tem como objeto de estudo não apenas o que hoje é aceito como Ciência, mas sim o que em alguma época e de algum modo foi proposto ou aceito como Ciência.
Origem da Filosofia da Ciência A Filosofia da Ciência surge como um ramo distinto do saber no final do século 18 e se consolida no século 19. Estamos no contexto da Revolução Industrial, das expedições científicas na América, na busca por entender o funcionamento da natureza.
A filosofia da ciência é o campo de estudos filosóficos focado na compreensão, no questionamento e no aprimoramento dos processos e métodos científicos, buscando sempre garantir os fundamentos para que o trabalho científico ocorra da melhor forma, proporcionando um conhecimento que seja indubitavelmente confiável.
Resposta: De modo inicial a filosofia tem relação com a ciência porque foi a primeira ciência a existir, a ciência-mãe, entendendo-se por ciência uma indagação e um conhecimento organizado acerca do ser, isto é, acerca de tudo o que possuía uma essência e existência.
Resposta. É questionar seus conceitos e suas aplicações. Filosofia é ver o mundo de uma maneira diferente de como o conhecemos, e o papel da ciência pura é explorar o mundo em que vivemos.
Ambas têm um mesmo conteúdo, pois tanto uma como outra buscam a verdade e a sabedoria, ainda que as suas vias de acesso sejam diferentes. A religião revela, utilizando a linguagem da representação através de mitos, ritos e símbolos. A filosofia desvela, demonstra através da ideia, o pensamento e o conceito.
A colaboração da filosofia para o mundo atual é fruto de uma série de evoluções sociais que ocorreram desde o primeiro contato humano. O modo de pensar e a resposta a esses pensamentos sempre foi o foco de questionamento da filosofia, que, em todos os momentos, propõe teorias sobre a existência.
A filosofia mudou a concepção do mundo colocando racionalismo, gerando modificações profundas. A filosofia tem como tarefa de delimitar uma concepção minima de racionalidade.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
Segundo ele, todo o conhecimento era proveniente da experiência. Com isso, o pensamento humano estaria pautado nas ideias de sensações e reflexão onde a mente seria uma "tábula rasa" no momento do nascimento. Assim, as ideias são adquiridas ao longo da vida a partir de nossas experiências.
Estão entre as principais características da Filosofia Moderna o ceticismo em relação às crenças antigas e às crenças costumeiras, a valorização da razão, a tentativa de estabelecer os limites do conhecimento humano e do modo como podemos conhecer o mundo verdadeiramente e a valorização de uma vida política que entende ...
A razão é a capacidade que o ser humano tem que permite chegar a conclusões a partir das permissas, esta particularmente ligada á natureza humana. A mesma permite resolver problemas e encontrar coerência entre eles, assim sendo descarta ou forma novos conceitos de uma forma organizada.
O homem voltou a ser o centro e a medida das coisas. ... O Racionalismo devido ao contexto histórico no qual ocorre, procura olhar o mundo com a razão, já não mais dependente da Fé como no período medieval, mas confiando mais no ser humano e suas potencialidades: o enfoque é antropológico.
A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos.