O ecossistema é uma unidade em que seres vivos e seres não vivos se interagem formando um sistema estável, como, por exemplo, uma floresta que com sua vegetação, seus animais, seu tipo de solo e seu clima característico formam um ecossistema, assim como um lago, um oceano, o tronco de uma árvore ou um simples aquário.
Transferência de energia A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, pois cada componente de um nível trófico depende do organismo que faz parte do nível anterior ao seu.
Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.
A principal fonte de energia é proveniente do sol. Os organismos fotossintetizantes, como as plantas e algas, transformam esta energia solar em energia química, utilizando-a na síntese de matéria orgânica através do processo de fotossíntese. Estes organismos são denominados autotróficos (produzem seu próprio alimento).
O primeiro elo dessa 'cadeia alimentar' é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a receber a energia do sol – a única fonte externa de energia em nosso planeta – e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores.
Lembrando que a matéria e a energia funcionam em ciclos, assim como nosso parque temático e nossa cadeia alimentar hipotética. Nesse caso, o início do passeio se dá na produção da energia, com os seres produtores - plantas e algas.
Porque ele não produz seu próprio alimento, pois é um consumidor.
Os gafanhotos comem as plantas, os sapos comem os gafanhotos e as cobras comem os sapos. A isto chama-se Cadeia Alimentar.
Os vegetais são classificados como seres autótrofos (auto = próprio), pois "fabricam" seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas. Esses seres "montam" as moléculas de glicose, que serão utilizadas para construir e manter seus corpos.
a) Quem são os seres vivos produtores e por que eles têm esse nome? Os seres vivos produtores são os vegetais e recebem esse nome pelo fato de produzirem seu próprio alimento.