104 do Código Civil que “a validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei”. ... Para a validade do negócio jurídico, portanto, é necessário que o agente seja capaz.
104 do Código Civil, que determina o que é necessário para a validade do negócio:
Determinado ou determinável Pode o objeto não ter sido determinado no próprio ato, mas há de ser determinável, pelo menos. É determinado o objeto de um contrato que seja específico: um táxi de placa tal e chassi tal. Não sendo determinado, é determinável um táxi qualquer de uma tal frota. Ambos são objetos válidos.
O objeto lícito , é aquele que não vai contra a lei, a moral ou os bons costumes, objeto deve ser, também, determinado ou determinável , ou seja, deve-se poder compreender qual é o objeto ou qual será.... Todos estes requisitos para validade do negócio jurídico estão contidos no Código Civil , no art.
Todo aquele ato ou fato que é proibido por lei.
Para ser válido um contrato precisa ter : agente capaz (pessoa maior ou quando menor ter um representante); objeto lícito, determinado e possível (objeto que não seja ilegal e nem impossível); e forma...prescrita ou não defesa em lei (determinados contrato tem características ditadas por lei outros não).
São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
O artigo 104 do Código Civil Brasileiro, instituído pela Lei nº determina que para ser válido o negócio jurídico precisa preencher alguns requisitos, sendo eles, agente capaz, objeto do negócio lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ou não defesa em lei.
Elementos essenciais à existência e validade do contrato: autonomia das partes; pluralidade das partes; capacidade do agente legitimidade do agente licitude; possibilidade (fática e jurídica) do objeto;determinabilidade do objeto; patrimonialidade do objeto; forma prescrita ou não defesa em lei; Consenso; Causa.
607 - O contrato de prestação de serviço acaba com a morte de qualquer das partes. Termina, ainda, pelo escoamento do prazo, pela conclusão da obra, pela rescisão do contrato mediante aviso prévio, por inadimplemento de qualquer das partes ou pela impossibilidade da continuação do contrato, motivada por força maior."
Como elaborar um contrato de serviços?