A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Crônicas, normalmente, são curtas! Tente fazer uns quatro parágrafos, seja breve e ao mesmo tempo detalhista, isso valoriza uma crônica... Ah, e não se esqueça dos diálogos, pois diferente dos contos as crônicas costumam ter personagens que dialogam entre si.
Dicas de como fazer uma boa crônica -Procure escolher temas contemporâneos, a não ser que sua crônica - seja histórica. - Pesquise sobre o assunto antes de escrever para formar a sua opinião. - Expresse e defenda o seu ponto de vista. - Evite incluir personagens na narrativa.
Dar um título sugestivo à crônica. Copiar o trecho selecionado (da notícia de jornal) abaixo do título, citando de onde a informação foi retirada. Redigir a crônica, deixando um espaço (uma linha) entre o trecho e o começo do texto ficcional (crônica).
Para produzir uma boa crônica, é necessário, antes de mais nada, ser um bom observador da vida cotidiana das cidades. É pela observação da realidade por uma perspectiva inusitada que o cronista encontra o tema de seus textos.
Em geral, as crônicas não precisam ter personagens e, quando têm, são poucos....Vamos listar algumas dicas que vão ajudar você a escrever e publicar livro de crônicas.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas.
A crônica reflexiva é aquela cujo autor projeta sua interioridade sobre a realidade que está a sua volta, interpretando-a e registrando-a através de conjecturas, inferências e associações de idéias.
Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. ... A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.
A crônica metalingüística é quando o autor escreve sobre o próprio ato de escrever, sob a forma de uma reflexão despretensiosa, de uma retrospectiva das primeiras experiências com as letras, de uma análise da palavra.
A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.
Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura.
Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. ... É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.
Resposta. Machado de Assis inicia a sua crônica explicando a origem da crônica. ... Ao mostrar estas histórias, MACHADO DE ASSIS ensina que , uma crônica pode nascer de uma IDEIA Qualquer seja de um problema da sociedade ou mesmo de um assunto com humor , ou da ironia ,criticando a sociedade, política, cultura, economia .
Resposta: Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! ... Resvala se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazem-se algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a Petrópolis, e La glace est rompue; está começada a crônica.
O que emociona o autor da crônica? Resposta: As façanhas bem sucedidas e malogradas de Vítor: a primeira, usar o reforço de um cilindro de oxigênio para suportar a altura, a segunda (e última), dispensar o cilindro, devido ao seu estado geral, que era considerado ótimo.
A cronica tem a finalidade de contar um evento cotidiano sendo ele real ou fantasioso podendo ser em tempo cronológico ou psicológico.
Resposta. Resposta: Sua finalidade seria o incentivo de variados pontos da história como destaque o início da cronica e o modo de como foi pré escrita.
O que faz deste texto uma crônica? ... d) ( ) Ele escreve sobre um fato cotidiano (de um pai que dá um presente ao filho), mas faz uma reflexão sobre esta situação, expondo o seu ponto de vista e fazendo com que o leitor também reflita sobre o texto.
Os dois Livros de Crônicas, geralmente chamados de I Crônicas e II Crônicas, são livros do Antigo Testamento da Bíblia cristã. ... O nome em português deriva do nome em latim destes livros, "chronikon", que foi dado por Jerônimo em sua tradução no século V.
I Crônicas Alémda genealogia de Adão até Davi, estão relatadas as conquistas de Davi e seu filho Salomão. O livro conta as reformas promovidas por Josafá, Ezequias, e Josias, e ainda, sobre a grande parte do povo ter continuado fiel a Deus.
A Diferença entre Reis e Crônicas. Reis apresenta um relato dos reinos do Norte e do Sul, enquanto Crônicas se atém ao reino do Sul. Crônicas parece preocupar-se primeiramente com o reino de Davi, desenvolvendo sua linhagem até à época do escritor sagrado.
Foi escrita por Rubem Braga. No ano de 1.
Possui 29 capítulos. De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.
A Tradução Ecumênica da Bíblia sustenta que originalmente Crônicas I e II eram um único livro, sendo artificial sua divisão em dois livros, e que haveria um único autor para Crônicas, Esdras e Neemias, e que sua redação não teria ocorrido antes de 350 AC nem depois de 250 AC, mas haveria adições posteriores a 200 AC.
Com base nisso, pode-se dizer que a crônica situa-se entre o jornalismo e a literatura, e o cronista pode ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia. A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor.