EQST

O Que Concreto Sem Finos?

O que é concreto sem finos?

O Concreto sem Finos (Drenante) é recomendado para drenagens, filtros biológicos, paredes e muros de gravidade e enchimento de lajes. Livre de areia, ele apresenta alta porosidade e excelente permeabilidade. Além disso, tem baixa massa específica.

O que é CCR na construção civil?

Hoje, o concreto compactado com rolo (CCR) é o preferido na construção de barragens. ... A importância do concreto para essas obras está na sua capacidade de se moldar às fôrmas de tamanhos necessários ao projeto, além de adquirir alta resistência à compressão e à tração, suportando bem esforços, quando armado.

Quando usar concreto Autoadensavel?

Ao passar “com louvor” nos vários testes aos quais foi submetido, o concreto auto-adensável foi considerado apto para ser utilizado em edificações que exijam certo grau de sofisticação durante o processo.

Como fazer concreto autoadensável?

Quais são os materiais para produzir o concreto autoadensável? A base é a mesma do concreto convencional: areia, brita, cimento, água e aditivos químicos. A diferença é a medida de cada componente. O concreto autoadensável contém maior volume de agregados finos, como areia, do que graúdos, como a brita.

Quais são os principais tipos de concreto?

Conheça os principais tipos de concretos utilizados na construção civil
  • Concreto convencional. O tipo mais usado de concreto é o mais comum utilizado em obras. ...
  • Concreto bombeável. ...
  • Concreto armado. ...
  • Concreto protendido. ...
  • Concreto celular. ...
  • Concreto projetado. ...
  • Concreto de Alto Desempenho.

Quais as maneiras mais usuais para a compactação do concreto?

Como é feito o adensamento de concreto? O adensamento de concreto pode ser feito de duas maneiras: por meio de processos manuais (socamento ou apiloamento) ou de processos mecânicos (vibração ou centrifugação).

Quais as características que diferenciam o concreto auto adensável do concreto convencional?

Para um concreto ser considerado autoadensável, ele deve apresentar duas propriedades fundamentais: fluidez e estabilidade. Essas características conferem ao concreto a propriedade de transpor obstáculos, preencher todos os espaços da fôrma e evitar a segregação e a exsudação do material.

O que é o concreto auto adensável?

Recomendado para todo tipo de obra, o concreto autoadensável (CAA) apresenta como característica principal a capacidade de se moldar por conta própria, preenchendo os espaços da fôrma sem qualquer tipo de interferência. “A mistura se move exclusivamente através de seu próprio peso, sem vibração ou compactação externa.

O que é um concreto auto adensável?

O termo concreto autoadensável (CAA) identifica uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas, preenchendo cada espaço vazio através, exclusivamente, de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tecnologia de adensamento ou vibração externa.

Quais são os tipos de concreto que encontramos no Brasil?

Quais sãos os principais tipos de concreto?
  1. Concreto convencional. Certamente, é o tipo mais usado no ramo da construção civil. ...
  2. Concreto pré-fabricado. ...
  3. Concreto armado. ...
  4. Concreto bombeável. ...
  5. Concreto pesado. ...
  6. Concreto leve. ...
  7. Concreto protendido.
1 de mar. de 2019

Qual o tipo de concreto mais forte?

De acordo com o U.S. Federal Highway Administration (FHWA): “o concreto de alto desempenho (CAD) é um concreto projetado para ser mais durável e, se necessário, mais resistente do que o concreto convencional.

Quais são os principais tipos de concreto encontrados na literatura?

Com o conceito devidamente apresentado, vamos conhecer os principais tipos de concreto.
  • Concreto convencional. O tipo mais usado de concreto é o mais comum utilizado em obras. ...
  • Concreto bombeável. ...
  • Concreto armado. ...
  • Concreto protendido. ...
  • Concreto celular. ...
  • Concreto projetado. ...
  • Concreto de Alto Desempenho.

O que é concreto protendido e quais são as suas modalidades?

O Concreto Protendido é uma solução estrutural para obras de engenharia civil que tem como objetivo melhorar a resposta do concreto a solicitações de tração e momento fletor, diminuindo as deformações das peças e reduzindo bruscamente o aparecimento de fissuras.