Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo. ... Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.
1. As três instâncias básicas do Behaviorismo são: Id, Ego e Superego. II. O Behaviorismo apoia-se no inconsciente para a explicação dos son.
Personalidade. Para Skinner a personalidade era um padrão de comportamentos que foram reforçados, ou um conjunto de comportamentos operantes. Podendo ser modelada, através do condicionamento, e extinta aas coisas desagradáveis através do reforço negativo ou da punição.
Quando o animal aperta a alavanca sob as condições / critérios estabelecidos pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai sobre a tigela, recompensando-o. Após o animal ter fornecido esta resposta, o experimentador pode colocar o comportamento deste animal sob controle de uma infinita variedade de estímulos.
Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas.
A punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental.
Behaviorismo se originou com Ivan Pavlov usou. BF Skinner mais tarde acrescentou os conceitos de reforço e punição em sua teoria do condicionamento. ... Reforço ou punição positiva envolve a adição de uma consequência, enquanto punição ou reforço negativo remove um estímulo. O reforço positivo.
Para aplicar uma punição positiva, um estímulo desagradável deve ser dado à criança, a fim de penalizar o comportamento inadequado. Ou seja, trata-se de dar algo de que a criança não goste.
Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.
Reforço negativo ocorre quando algo desagradável é removido devido ao comportamento desejado. Já punição negativa ocorre quando algo desejável é removido devido ao comportamento.
Atividade. Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.
Na escola, por exemplo, reforço positivo é entendido como “elogiar o aluno”, e reforço negativo como “repreender ou depreciar o aluno”. Embora esses eventos possam fazer parte do processo que chamamos de reforço, isolados eles não podem ser interpretados como tal.
Reforço positivo usa uma recompensa (estímulo) que visa aumentar um determinado comportamento. Já o reforço negativo ocorre com o término de um estímulo aversivo (que causa desconforto). A maioria dos comportamentos pode ser fortalecida das duas maneiras, cabendo à pessoa responsável pelos estímulos decidir qual usar.
O reforço é o elemento-chave na teoria S-R de Skinner. Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada. Pode ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente. A teoria também cobre reforços negativos - uma ação que evita uma consequência indesejada.
Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido.
São as unidades básicas de análise e compreensão dos comportamentos e sentimentos humanos e os instrumentos necessários e suficientes para influenciá-los. A resposta foi gritar, mas o comportamento poderia ter outro nome: obedecer ou atender a uma solicitação da professora. ...
Em alguns casos, um comportamento pode ser reforçado cada vez que ocorre. Às vezes, um comportamento pode ser não reforçada sempre. Reforço positivo reforço negativo. Em ambos os casos, o objetivo é sempre reforçar o comportamento e aumentar a probabilidade de ocorrer de novo no futuro.
Conjunto das atitudes específicas de alguém diante de uma situação, tendo em conta seu ambiente, sociedade, sentimentos etc. Reação que se tem diante de uma situação: comportamento do vento.
Um comportamento positivo é a postura de alguém que sabe e entende seus limites, bem como quais são as atitudes mais bem-vindas num ambiente de trabalho.
Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta. ... É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo).
2. Comportamento reflexo aprendido. São comportamentos que, a partir de um estímulo, aprendemos a executar uma determinada resposta. Exemplo disso são as nossas reações físicas e emocionais ao ouvir uma música, como o coração acelerado ou o frio na barriga, por exemplo.
A generalização é quando uma pessoa vai responder da mesma forma a dois estímulos diferentes que podem ter pequenas diferenças entre eles. ... Muitas vezes elas vão apontar o fato de que os cães são cães, mas também podem identificá-los como cães pequenos ou grandes usando a discriminação de estímulos.
Uma generalização é um relacionamento que podemos chamar de "é um tipo de", onde objetos gerais (no exemplo abaixo, Produto) se relacionam com objetos mais específicos do mesmo tipo (Guitarra, Violão). No exemplo, pode-se dizer que Guitarra e Violão são um tipo de Produto.