EQST

O Que Cidadania Digital E Para Que Serve?

O que é cidadania digital e para que serve?

Anote aí: cidadania digital é o conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos a internet com consciência, responsabilidade, ética e segurança. Como cidadãos digitais, temos direitos – como o direito à privacidade, à segurança dos nossos dados, à autoria das criações que divulgamos.

Como exercer nossa cidadania digital?

7 dicas para aplicar a cidadania digital
  1. Conheça os recursos que utiliza. ...
  2. Seja cauteloso com os seus dados. ...
  3. Respeite o espaço do outro. ...
  4. Tome cuidado com as informações recebidas. ...
  5. Compartilhe somente o que tem certeza. ...
  6. Reflita sobre as suas ações na rede. ...
  7. Alerte seus colegas, amigos e familiares.
25 de jun. de 2018

Quais são os principais elementos da cidadania Digital?

comunicação digital (troca de informações online) alfabetização digital (capacidade usar a tecnologia digital) etiqueta digital (padrão de conduta dos usuários da internet)

Qual a importância da cidadania digital para a sociedade em geral?

A cidadania digital estabelece as normas que regem as ações necessárias ao comportamento adequado em relação ao uso da tecnologia. A cada dia mais, é necessário incentivar a sociedade ao uso mais responsável dos recursos tecnológicos.

Qual é a função da internet a serviço da cidadania?

Cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. ... Tecnologia assistiva agrupa dispositivos, técnicas e processos para prover assistência, reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Quais os direitos dos cidadãos digitais?

LEI DIGITAL: direitos e restrições legais que governam o uso da tecnologia. DIREITO & RESPONSABILIDADE DIGITAL: privilégios, liberdades e comprometimentos estendidos a todos os usuários online. SAÚDE & BEM-ESTAR DIGITAL: bem-estar físico e emocional ligados ao uso da tecnologia.

Como ser um bom cidadão digital?

Evite publicar dados confidenciais, como seu endereço, número de telefone, celular ou identificação, pois algumas pessoas podem se aproveitar dessas informações. Antes de compartilhar algo na internet, reserve um tempo para pesquisar e confirmar a veracidade do conteúdo, especialmente se ele parecer estranho.

Qual os 4 conceitos da cidadania Digital?

ACESSO DIGITAL: inclusão eletrônica e participação plena na sociedade. COMÉRCIO DIGITAL: compra e venda de produtos e serviços online. COMUNICAÇÃO DIGITAL: troca de informações online. ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: capacidade de saber como e quando usar a tecnologia digital.

Que documentos existem para a prática da cidadania?

Existem diversos marcos legais e documentos que servem de instrumento para o exercício da cidadania. O documento referência a nível planetário é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que conceitua e enumera os direitos fundamentais do cidadão, independentes de sua localização geográfica.

Porque a cidadania digital é importante?

A cidadania digital é a utilização da tecnologia de maneira responsável e adequada. Ela leva em consideração, principalmente, a ética e a segurança na internet. Ela estende ao mundo virtual o mesmo cuidado e a mesma responsabilidade que devemos ter conosco e com os outros.

O que significa direito e dever Digital?

O Direito Digital é um conjunto de aplicações, regulações e normas aplicadas às relações jurídicas no ambiente digital. Ele tem como uma de suas bases o Marco Civil da Internet e envolve análise de crimes digitais, legalidade de contratos e regras de compliance.

O que define um bom cidadão digital?

Ter o comportamento correto ao navegar na internet pode tornar sua experiência mais tranquila e segura. Ser um bom cidadão digital não é uma tarefa difícil. Você só tem que estar ciente de que por trás de cada computador há outro ser humano que merece ser tratado da melhor maneira possível.

O que a cidadania digital previne?

Como cidadãos digitais temos direitos – privacidade, segurança dos dados, respeito à autoria das criações divulgadas – e muitos deveres. Essa, portanto, é uma questão que dialoga intrinsecamente com tolerância e respeito às diferenças; a visão é que são aprendizados que devem estar, também, nas escolas.