Como identificar Rhizoctonia solani? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
a) Atraso no desenvolvimento da planta, deformação e descoloração dos caules; b) Necrose do tecido vascular; c) Pigmentações púrpuras nas folhas. Em período húmido, o fungo pode manifestar-se na base dos caules necrosados e formar uma baínha esbranquiçada.
Quais as doenças da soja?
Doenças da soja: Conheça as 7 principais!
Tombamento ou Damping-off.
Septoriose ou mancha-parda.
Antracnose da soja.
Mancha alvo.
Mofo branco.
Ferrugem asiática da soja.
Nematoide das galhas e nematoide cisto da soja.
Como identificar Cercospora?
Danos: Os sintomas característicos da doença são manchas foliares necróticas e coalescentes, e colapso das folhas, que caem no chão, mas não se destacam da coroa. Os sintomas ocorrem nas folhas mais velhas, sendo que as folhas centrais e mais jovens são menos atacadas ou podem aparecer livres de sintomas.
Como identificar mancha alvo?
Os primeiros sintomas são caracterizados por pequenas manchas circulares, com halo amarelado e um ponto negro no centro. O aumento das lesões em camadas circulares dá o aspecto de um "alvo". Em cultivares suscetíveis e condições de clima favorável, a evolução da doença pode ser rápida, induzindo desfolha prematura.
Qual a doença mais preocupante na cultura da soja?
Ferrugem asiática na plantação da soja (Phakopsora pachyrhizi) Considerada a doença mais severa da cultura da soja, a ferrugem asiática pode causar perdas na produtividade acima de 80%. A infecção da ferrugem ocorre quando há disponibilidade de água livre, sendo necessário um período de molhamento mínimo de 6h.
Como diferenciar a mancha alvo da mancha parda?
Danos: A mancha alvo é caracterizada por lesões que se iniciam por pontuações pardas, com halo amarelado, evoluindo para grandes manchas circulares, de coloração castanho-clara a castanho-escura, atingindo até 2 cm de diâmetro.
Como eliminar fungos do gramado?
Se o gramado tiver sinais de fungos, faça primeiramente o controle antes de adubar, pois os fungos se alimentam também do adubo. Sendo assim, você corre o risco de aumentar a proliferação. Uma outra coisa que ajuda a deixar o gramado mais resistente é manter uma adubação rica em potássio.