Os carboidratos são responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem. Este macronutriente é formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Os carboidratos fibrosos (CF) são polímeros que participam da composição da parede celular do vegetal. Representados por celulose e hemicelulose, esses carboidratos, juntamente com a pectina e a lignina, são responsáveis por darem sustentação e proteção à planta (CABRAL et al., 2002).
Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.
Altos níveis de licopeno, a substância mais célebre do tomate, já foram ligados a um menor risco de AVC e doenças cardiovasculares. Colocar a fruta na rotina dá uma força na perda e na manutenção do peso. Isso porque a maçã tem fibras, que promovem saciedade.
Outro fato interessante do suco de tomate é que ele ajuda a hidratar o organismo, funcionando como ótimo remédio caseiro para tratar ressacas e diarreias. Por isso, inclusive, é muito indicado tomar um suco dessa bebida pela manhã para iniciar o dia com o organismo devidamente limpo e hidratado.
Tomates são baixos no teor total de carboidratos. Isso ajuda muito a controlar os níveis de glicose no sangue no corpo. Uma vez que eles também são baixos na contagem total de calorias, o tomate pode ajudar os pacientes com diabetes a perder peso. Isso forma uma das partes mais eficazes do controle da diabetes.